Notícias

Dom José Antônio no Congresso Shalom: Somos participantes da filiação divina

O Congresso Shalom Online bateu recorde de público e teve tradução em mais dois idiomas.

No segundo dia do Congresso Shalom, o Bispo Dom José Antônio abordou a temática Santidade: correspondência à graça. Em suas palavras, Dom José falou sobre a importância de conceber o amor enquanto dom a ser oferecido ao mundo. “O Pai é a fonte da santidade, o Filho é o espelho da Santidade e o Espírito Santo é o laço da santidade”, pontuou o Bispo, citando Santo Agostinho para recordar que a Santíssima Trindade nos amou primeiro e nos tornou capazes de corresponder a este dom para que possamos, generosamente, distribuí-lo para a humanidade que o espera.

Recordando as palavras do Papa Francisco, Dom José exortou os fiéis a terem cuidado com o agnosticismo e com o pelagianismo, uma vez que — segundo ele — não é somente pelas nossas próprias forças que conseguiremos corresponder ao chamado que Cristo nos faz, mas principalmente por uma forte ação da graça que nos é dada primeiro. Ele reforçou que a caridade cristã é concreta, e que é por misericórdia que todas as criaturas são justificadas e capacitadas a viver a via da caridade através de um caminho de santificação constante.

Em alusão ao papa São João Paulo II, concluindo a pregação, o Bispo lembrou que “evangelização não é uma estratégia de marketing, mas uma apresentação respeitosa do Evangelho à inteligência e à vontade das pessoas.”

Frutos concretos

Para Ana Cristina Alves, missionária que acompanhou a pregação, “o zelo divino ao criar o homem e a formá-lo, torna cada pessoa capaz de corresponder a este amor, e isso ficou muito claro nas palavras do Arcebispo”. Para ela, a pregação de Dom José Antônio a fez recordar da grandeza da caridade divina em sua existência, algo que por vezes é esquecido e arrefecido em sua vida ordinária.

Elba Holanda, Formadora Comunitária na Comunidade de Aliança Shalom, foi muito tocada pela pregação do Congresso Online. “Fiquei muito pensativa quando Dom José ressaltou que a santidade é a vivência do amor que vem da verdadeira fonte. Para mim, foi muito importante ouvir que devemos ter para com os homens um amor de entranhas de misericórdia. Foi muito bom poder lembrar, através das palavras do Bispo, que a santidade é a perfeição da caridade. Quando ele pontuou que nem rezar nós sabemos, porque não temos consciência plena do que é bom para nós, pude constatar, de fato, que é o Espírito Santo que vem em auxílio da nossa fraqueza. Fui muito enriquecida com essa formação.”

Aos confins da terra

O Congresso Shalom Online foi transmitido para mais de 40 países e traduzido para Inglês e Espanhol. No período da tarde, os missionários puderam participar de workshops e aprofundar os seus conhecimentos para melhor servir a Cristo nas suas respectivas vidas cotidianas. O evento encerrou com a Santa Missa, às 18h, no Canal do YouTube da Comunidade Católica Shalom. Os participantes do Congresso que aderiram ao plano ainda puderam acompanhar um show exclusivo da cantora Ana Gabriela na plataforma online logo após a Celebração Eucarística.

Perdeu o evento?

Temos uma novidade para você! Você pode ter acesso às pregações do tema central e a todos os workshops, na íntegra, através do On demand, que já está disponível no site da plataforma. Clique [AQUI] para adquirir e não deixe de participar do maior evento online da história da Comunidade Católica Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *