Notícias

Dom Nicolas Lhernould no Congresso Shalom: Quanto mais íntimos do Espírito, mais santos seremos

A pregação abriu o maior evento on-line da história da Comunidade Católica Shalom. Confira os melhores momentos e reze com as palavras do Bispo.

O Congresso Internacional Shalom com o tema Quanto mais santos, mais fecundos aconteceu pela primeira vez de forma 100% on-line e foi acompanhado por pessoas de mais de 40 países com tradução para diversos idiomas. Na manhã do último sábado (05/09), o Bispo Nicolas Lhernould, da Diocese de Constantino e Hipona (África), abriu o evento com a primeira pregação, cujo tema foi Santos Forjados pelo Espírito Santo. Acompanhe, a seguir, as suas principais citações.

_____________

Santos Forjados pelo Espírito Santo

Dom Nicolas Lhernould

“A expressão Espírito Santificador é concebida por São Paulo em uma de suas Cartas. Ela indica que o Espírito Santo sopra em nós e nos recria (nos santifica), da mesma forma como fomos criados no sopro da vida em Gênesis, na Criação.”

_____________

“Deus escolheu partilhar conosco tudo o que Ele É e tudo o que Ele possui — por isso o sofrimento e a dor não tem Deus como causa. A morte e o pecado, portanto, não fazem parte do plano Criador.”

_____________

“Somos rodeados pelo pecado. O mal quis, com o veneno da serpente, nos afastar do projeto de Deus. Por isso é necessário renascer, entrar em uma vida nova, onde essa ferida do pecado será arrancada definitivamente pelo poder de Deus. Como nos dizem as Sagradas Escrituras: Necessário vos é nascer de novo. (João 3; 7b)”

_____________

“O objetivo da santidade é nos assemelharmos a Deus, é fazer de Deus a nossa “forma de vida”, é estarmos tão unidos a Ele ao ponto de partilharmos tudo com o Senhor, assim como acontece com as Pessoas da Santíssima Trindade, que partilham com Ele o mesmo amor e a mesma vida.”

_____________

“Não há outra maneira de permanecermos em Deus se não nos fizermos um com Ele. Este é o objetivo de Jesus para que possamos dar frutos — que sejamos um com Ele, para que sejamos um com o Pai.”

_____________

“Não existe nenhuma promessa de Deus que não seja acompanhada pelos Seus feitos. Quando Deus nos apresenta um desejo, portanto, é necessário deixar que o Espírito Santo seja o autor e o sinal desta união. Sem o Espírito Santo esta santificação não será possível em nós.”

_____________

“O Espírito Santo continua a Obra de Deus no mundo e a conclui — Ele não é somente o autor, mas é também o sinal. Reconhecemos que Jesus permanece em nós graças ao Espírito Santo que Ele nos enviou.”

_____________

Três formas eficazes para permitir a ação da graça santificante do Espírito Santo em nós:

1. Purificação. 2. Pacificação. 3. Envio missionário.

Purificação. Imaginemos que somos o tronco de uma árvore e que o Espírito Santo é o fogo que queima o tronco. Na purificação, o tronco deve se unir ao fogo, para que se torne um com ele. A partir do momento em que o tronco entra em contato com o fogo, ele ocasiona um mal odor e a madeira vai expelindo o que é ruim. Tudo isso é uma etapa da purificação. E ainda que ela não seja agradável, é sempre necessária, porque senão a madeira nunca vai se tornar uma só com a brasa. O fogo torna o tronco mais leve e mais fino e aquela madeira passa a propagar cada vez melhor a luz. Assim o Espírito Santo faz conosco, porque somos missionários, capazes de difundir a Sua luz e o Seu amor. Primeiro Ele nos dá a constatação clínica do pecado em nossas vidas, daquilo que precisamos ser libertos. Com as Suas chamas, Ele coloca luz sob os nossos pecados, não para nos fazer mal, mas para que nos tornemos livres. O Espírito Santo é capaz de arrancar e de desenraizar o pecado em nós.”

Pacificação. Jesus é a paz, a paz é, portanto, Deus em uma pessoa. Nós somos chamados a sermos herdeiros dessa paz. E o herdeiro não é somente aquele que fica com as coisas do pai, mas aquele que também assume a sua função, o SER do pai. O príncipe passa a ser o rei, assim devemos ser paz, como Jesus foi a paz.”

Envio missionário. O envio missionário é a responsabilidade que a madeira tem de ser uma só com o fogo, para transmitir a mesma luz e o mesmo calor que o fogo transmite. Quanto mais íntimos do Espírito Santo, mais santos seremos, e consequentemente mais participantes da natureza de Deus. E o santo não é forjado para permanecer na inércia, ele é enviado em missão, porque o amor é feito para ser dado, por isso precisamos ter irmãos e irmãs que possam compartilhar deste amor conosco.”

_____________

“Por fim, não podemos esquecer de três elementos para que a graça santificante possa agir com eficácia em nós: 1. O louvor. 2. O serviço. 3. A Eucaristia. Estes três elementos nos permitirão construir a terra santa que Deus deseja em nós, que é a nossa vida. Sim, o lugar santo da presença do Espírito deve ser a sua vida.”

_____________

Perdeu o evento?

Temos uma novidade para você! Você pode ter acesso às pregações do tema central e a todos os workshops, na íntegra, através do On demand, que já está disponível no site da plataforma. Clique [AQUI] para adquirir e não deixe de participar do maior evento online da história da Comunidade Católica Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *