Formação

Domingo Laetare, Eucaristia fonte do amor cristão

comshalom

RogerProduções 102Chegamos ao quarto domingo de Quaresma chamado em latim Domingo “Laetare”, que quer dizer, “Alegre-te” pela proximidade da Páscoa.

Hoje a liturgia nos convida a nos alegrar porque se aproxima a Páscoa, o dia da vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte.

Mas onde se encontra a fonte da alegria cristã mais que na Eucaristia, que Cristo nos deixou como Alimento espiritual, enquanto somos peregrinos nesta terra? A Eucaristia alimenta nos fiéis de toda época essa alegria profunda, que faz tudo com o amor e com a paz, e que tem origem na comunhão com Deus e com os irmãos.

Na Última Ceia, Jesus nos deixou o mandamento do amor e que este só pode ser vivido “permanecendo unidos a Ele, como sarmentos à videira”.

Quando, portanto, alimentamo-nos com fé de seu Corpo e de seu Sangue, seu amor passa a nós e nos faz capazes por nossa vez de dar a vida pelos irmãos. Daqui brota a alegria cristã, a alegria do amor.

Peçamos a intercessão da Virgem Maria, “‘Mulher eucarística’ por excelência”, “obra mestra da graça divina”, neste dia, para que, celebrando e vivendo com fé o Mistério eucarístico, o Povo de Deus seja invadido pelo amor de Cristo e difunda seus frutos de alegria e paz a toda a humanidade”.

 

Formação: Novembro/2004

15.03João Paulo II afirmou na quarta-feira de cinzas do ano de 1988: “Para nos recordar que ‘nas suas chagas fomos curados’ (Is 53,5) e suscitar em nós o horror ao pecado, a Igreja convida-nos a fazer muitas vezes, durante a Quaresma, a piedosa prática da Via-Sacra.” Com o desejo de colaborar em sua caminhada de conversão nesse período, as Edições Shalom lançam este livro: uma coletânea de meditações sobre a Via-Sacra a fim de que você possa, sempre que desejar, contemplar o mistério da Paixão e Morte do Senhor e, assim, configurar-se mais a Ele.

Adquira o seu [AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *