Formação

É perfeitíssimo? então é de plástico!

comshalom

Dom Aloísio Roque Oppermann


    AsComunidades estavam em débito para com os Sacerdotes. Homens dededicação integral, com fadigas bastante comuns, e muitas vezes, compouco reconhecimento, o Papa Bento XVI proclamou um Ano Sacerdotal. Ospróprios Padres tomarão muitas iniciativas, na linha do aprofundamentovocacional. Mas também os fiéis, que sentem mais de perto os grandesserviços prestados por esses líderes da Igreja Católica, farão a suaparte. Dar-lhes-ão o encorajamento e o estímulo na sua opção religiosa,e também o apoio de suas fervorosas orações. O que é de admirar é que amaioria dos Presbíteros – quando é o caso – mesmo no meio de oposições,e  até de perseguições, mantém firme a sua fé e a sua disposição emservir. Aliás, eu tenho uma convicção. Quando em algumas sociedades sepratica o “esporte” de maledicências contra o clero, podemos estarmuito certos de que naquele ambiente o prestígio da família também estáem zero. A sorte das duas entidades é comum. Parecem gêmeos siameses.Também, ao contrário, quando existe estima pelos Sacerdotes, e respeitopela sua missão, é sinal de que a família vai bem, e tem status deestima.

    Ninguémquer negar que sempre existiram alguns Padres – e sempre existirão -que são infiéis ao seu ministério. Isso é motivo de tristeza para aIgreja, e também para o povo cristão.  Neste particular convémconcordarmos num ponto. Sempre ficamos em dúvida, diante de certosvegetais, como flores, plantas ornamentais, folhagens, que são lindasdemais. As cores são perfeitas, não existe nenhuma folha seca, não háfungos, nem se observam parasitas. É beleza pura. É a hora dedesconfiarmos. Quando uma planta é linda demais, garantidamente é deplástico. E pior: não tem vida. Isso é o retrato de descrições decomunidades perfeitas, de famílias de pura paz, de personalidades semjaça. Onde existe vida, sempre sobra alguma coisa negativa. Osdefeitos, debaixo de uma boa observação, aparecem copiosos. Só Deus éperfeito. Logicamente, não existe clero sem sombras. Não há Padre devirtude total. O que existe é um esforço humilde, para chegar a umaaproximação da excelência da pessoa de Jesus. Ele afirmou sobre eles:“Não mais vos chamo de servos, mas de meus amigos” (Jo 15, 15).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *