Formação

Eis que envio um anjo diante de ti…

comshalom

Como muitos leitores da revista sabem, o objetivo destaseção é orarmos com a Palavra de Deus. Iniciemos, portanto pedindo o auxílio doEspírito Santo para que esta lectio produza muitos frutos em sua vida. “Ó vindeEspírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo dovosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis aface da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéiscom a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisassegundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhornosso. Amém”.

Você crê na ação dos anjos em sua vida? Você sabia que apalavra anjo aparece 253 vezes na Bíblia? São 134 no Antigo Testamento e 119 noNovo Testamento. Então, tomemos hoje o livro do Êxodo, capítulo 23,20-23 e leiatrês vezes à meia voz. Releia meditando e orando com os versículos. Em seguidacontinue a leitura abaixo para o enriquecimento da sua lectio.

Você sabe o que a Igreja prega sobre os anjos? Ou você aindaacha que acreditar em anjos seja besteira e coisa de menino? O Catecismo ensinaque os anjos são seres puramente espirituais, isto é, não têm corpo. Eles sãodotados de inteligência e vontade sendo, portanto, seres pessoais e imortaisque superam, em perfeição, as criaturas visíveis. Sua crença, além de ser umaverdade de fé, é atestada pela Escritura e pela Tradição. Santo Agostinho diz arespeito deles: “Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Seperguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares peloencargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo quefaz". Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus.Porque contemplam "constantemente a face de meu Pai que está noscéus" (Mt 18,10), são "poderosos executores de sua palavra,obedientes ao som de sua palavra" (Sl 103,20). A vida da Igreja sebeneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos. Em sua Liturgia, a Igrejase associa aos anjos para adorar o Deus três vezes Santo; ela invoca a suaassistência (assim em In Paradisumm deducant te Angeli… – Para o Paraíso te levemos anjos, da Liturgia dos defuntos, ou ainda no "hino querubínico" daLiturgia bizantina). Além disso, festeja mais particularmente a memória decertos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael e os anjos da guarda).

O texto que hoje lemos diz: “Eis que envio um anjo diante deti para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparadopara ti.” (Ex 23,20) Como é reconfortador saber que Deus envia anjos para nosguardar em nossa estrada para o céu. Somos peregrinos e em nossa caminhadatemos um anjo ao nosso lado. Ele vai nos alertando sobre os perigos e ciladas,embora muitas vezes fechemos os ouvidos para não escutá-lo. E se caímos nastentações, certamente é por nossa culpa. Se o ouvimos e rejeitamos o mal saímosfortalecidos do combate.

Inicie uma oração de agradecimento a Deus e ao seu anjo daguarda: “Obrigado Senhor, pelo meu anjo que enviaste para me guardar em todosos caminhos… Obrigado pela sua presença constante e fiel ao meu lado… Eu teagradeço também, ó meu anjo da guarda, ó meu bom protetor que estais comigo emtodos os momentos… Eu vos peço que guardeis minha alma para o Senhor e que eupossa um dia contemplá-lo na eternidade…” 

“Respeita a sua presença e observa a sua voz…” diz oversículo 21. Talvez você não tivesse a consciência de sua presença. Porém,hoje o Senhor vem lhe dizer: “Eis que envio um anjo diante de ti… Respeita asua presença…” Caso não tenha feito na oração acima, faça uma oração depedido de perdão por todas as vezes que você não respeitou a presença do seuanjo e não ouviu a sua voz. “Perdão, Senhor, por não ter respeitado a presençado anjo que me enviaste. Perdoa-me pelas vezes que não lhe dei ouvido,desprezando seus apelos para que eu não caísse em tentação…”

O versículo 22 continua: “Mas se escutares fielmente a suavoz e fizeres o que ele te disser, então serei inimigo dos teus inimigos,adversário dos teus adversários.” Você tem escutado a voz do seu anjo? Ou oadversário (diabo, satanás, a serpente) tem prevalecido? Caso você não tenha ohábito, faça um exercício de escuta da voz do seu anjo. Peça a ajuda ao seuanjo da guarda para alguma coisa concreta e veja o resultado.

“O meu anjo irá adiante de ti…” repete o versículo 23.Muitos santos e santas tiveram belas experiências com os anjos. São Padre Piode Pietrelcina foi um deles. Veja algumas frases dele:

“É inútil que me escrevas, porque eu não posso lheresponder. Envie-me seu Anjo da guarda sempre, e eu farei tudo.”

“Seu Anjo da guarda me contou algumas coisas que me fazementender sua desconfiança.”

“Invoque o seu Anjo da guarda, pois ele te iluminará e teguiará no caminho de Deus. Deus o deu a você. Então o use.”

“Se a missão do nosso Anjo da guarda for uma grande missão,a minha missão é sem dúvida maior, porque ele tem que ser como um professorpara me explicar outros idiomas.”

“Envie-me seu Anjo da guarda, porque ele não paga ingressono trem e nem consome seus sapatos” “Para todas as pessoas que vivem há um Anjoda guarda. Por isso ninguém se encontra sozinho.”

“Um doutor perguntou para Padre Pio: – Tantos anjos vivemsempre junto de você. Eles não lhe dão problemas? – Não, eles não fazem nada.Padre Pio com uma simplicidade respondeu: – Eles são muito obedientes.”

Oração

Diante de um plano de viagem ou de um projeto em sua vida,você já pediu ao seu anjo para ir à sua frente e ajudá-lo nas dificuldades?Faça isto agora: “Senhor, hoje eu tenho estes e estes planos… Precisoresolver aquele assunto que Tu sabes como é difícil sem a tua ajuda. Preciso ir(a tal lugar) e por isso te peço que envies um anjo à minha frente, como Tugarantiste em tua Palavra… Que esta passagem se cumpra hoje e eu possareceber os benefícios deste anjo que Tu envias à minha frente, preparando meuscaminhos… Desde já eu te louvo e te bendigo pelas maravilhas que realizas,pelos teus anjos e santos…” Você pode concluir com a oração do anjo da guardaou a do Ângelus ou outra à sua escolha.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *