Institucional

Emmir Nogueira prega sobre ‘Maria na Vocação Shalom’

comshalom

Nesta última sexta-feira (15), a missão de João Pessoa recebeu a visita da Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Católica Shalom. O momento foi iniciado com a Santa Missa, presidida pelo padre Irapuan Ramos, e após a celebração a Emmir conduziu a Assembléia Comunitária, que contou com a presença da comunidade local e toda Obra Shalom.

A cofundadora pregou sobre “Maria”, utilizando os três títulos de Nossa Senhora dentro da espiritualidade Shalom: Rainha da Paz, Esposa do Espírito e Porta do Céu. A princípio, ressaltou que independente de qualquer invocação, Maria é nossa Mãe, única apesar de tantos nomes, Ela é um dom que o Senhor deixou para cada um de nós.

Emmir Nogueira visita a Missão de João Pessoa
Emmir Nogueira visita a Missão de João Pessoa

Entrelaçando os três títulos com o tripé da vocação: contemplação, unidade e evangelização, Emmir Nogueira buscou apresentar a Virgem Maria como Aquela a qual toda a Comunidade Católica Shalom deve recorrer.

A Rainha da Paz evoca as aparições de Nossa Senhora de Medjugore, na Iugoslávia, e vem acompanhando a Comunidade desde o início da sua fundação. É Aquela que além de exortar uma vida intensa de oração, nos indica um caminho de serviço a Deus. A Rainha da Paz é a porta da evangelização. Todos na Comunidade Shalom são chamados ao Amor Esponsal, independente do seu estado de vida, e é necessário clamar a intercessão da Rainha da Paz para evangelizar, pois a paz como fruto do Espírito Santo, só poderá ser vivida por aqueles que se deixam ter uma experiência forte e cultivada com o Ressuscitado que passou pela cruz.

Emmir também falou de Maria como a Esposa do Espírito, e ressaltou que São Francisco de Assis foi o primeiro a chamá-La por este título e exortou a toda Obra a invocá-La. Falando diretamente para a comunidade de vida e de aliança, afirmou: “A fraternidade é a principal finalidade da célula, depois vem a formação. A fraternidade é a formação. E a Esposa do Espirito é a nossa padroeira”. Maria é a Mulher plena do Espírito Santo, tornando-se o modelo de fidelidade a Jesus Cristo, a qual a vocação Shalom, como almas esposas, são chamadas a seguir.

Emmir em João Pessoa
Emmir Nogueira prega sobre a Virgem Maria na Missão de João Pessoa-PB.

E finalizando as intitulações marianas, Emmir apresentou a Porta do Céu, que assim como a Rainha da Paz e a Esposa do Espírito, conduz o carisma Shalom à anunciar a Paz. O título foi introduzido na Comunidade em 1994, quando o Padre Daniel Ange confiou ao missionário Ronaldo Pereira o ícone da Porta do Céu e o óleo colhido do ícone original em Toulouse, na França. Ronaldo assumiu total devoção ao ícone, a sua veneração a Virgem Maria tornou-se tão notória que contagiava seus irmãos da casa comunitária. Tendo recebido o ícone em novembro de 1994 e falecido em um acidente de carro enquanto voltava de uma missão em 17 de fevereiro de 1995, a Porta do Céu tornou-se sinal do mistério da missionariedade e do martírio para a Comunidade Católica Shalom. “O ícone da Porta do Céu deve está na porta das Capelas, como guardiã. Ela é Aquela que se abre para nós humanos e se abre para o céu”, concluiu Emmir Nogueira.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.