Shalom

Enchei-vos de uma vida carismática para servir à Igreja e aos irmãos

A vida de oração nos conduz diretamente ao amor de Deus, dilatando nosso coração para sermos cada vez mais amados, permitindo que Ele nos liberte e cure. Também nos leva a perseverar na vida carismática, tornando-nos pessoas mais simples e puras de coração.

comshalom

Aprofundando a formação sobre os Carismas do Espírito Santo, a manhã do segundo dia do encontro carismático Enchei-vos contou com a pregação da missionária Gabriela Dias, que falou acerca dos dons da “palavra de ciência ou de conhecimento”, da “sabedoria” e do “discernimento do Espírito”, testemunhando como esses dons são essenciais para a nossa vida cristã e carismática, para servir à Igreja e aos irmãos.

Palavra de Ciência ou Conhecimento

Refletindo sobre palavra de ciência ou conhecimento, Gabriella Dias recordou que é um carisma para a abertura do coração à fé e à ação de Deus, proporcionando o diagnóstico de uma pessoa, sentimento, situação ou fato.

“Quando estou rezando por alguém ou por mim mesma, posso receber de Deus uma palavra de ciência, que é um conhecimento que não teria de forma natural nem por dedução. A palavra de ciência também acontece durante a oração comunitária, como na adoração de ontem, quando Deus revelou que algumas pessoas ali estavam vivendo uma morte espiritual. E o padre disse: ‘Venham aqui para a frente essas pessoas’, e elas vieram.”

Uma característica da palavra de ciência é que ela não é proclamada para humilhar. Por isso é preciso que a pessoa esteja aberta tanto para proclamar como para receber a palavra de ciência.

“Quando Jesus quis curar o homem da mão enferma, ele disse: ‘Venha aqui para o meio’. E ele foi, e todos viram. A mão dele foi curada. Jesus humilhou aquele homem? Não, ele glorificou aquele homem. Às vezes, por vergonha da nossa fraqueza, das nossas feridas, a gente se fecha à ação de Deus. Mas é justamente nessa hora quando deveríamos dizer: ‘Senhor, estou aqui, me chame, cure, me transforme.’”

Palavra de Sabedoria e Discernimento do Espírito

A palavra de sabedoria é um dom que permite direcionar de forma convincente uma pessoa ou situação. Existem muitas pessoas naturalmente sábias, que têm bom senso e assertividade. Este, no entanto, é um dom de Deus, que vai além, mas que também aprimora as capacidades humanas.

“É uma palavra que, apesar de não ser agressiva ou impositiva, conduz a pessoa ou situação à vontade de Deus. Quando a pessoa recebe a palavra de sabedoria, ela simplesmente diz: ‘é isso mesmo’. Deus vence de forma graciosa, de uma maneira muito favorável. Tem gente que quer evangelizar pela doutrina. Não será ‘quem crer será salvo, quem não crer já está condenado’. Mães com seus filhos em casa, é a sabedoria. Esposas com seus maridos, maridos com suas esposas, é a sabedoria. Filhos com seus pais, é a sabedoria que abre o coração.”

Este dom segue o dom de ciência, revelando como agir a partir do que nos foi revelado pelo dom de ciência.

Abordando o carisma do discernimento do Espírito, que é uma graça que surge da nossa comunhão com o Espírito Santo e da nossa proximidade com Ele através da oração, ela ressaltou que este dom nos capacita a distinguir tanto em nós como nas outras pessoas e na comunidade o que vem de Deus, o que é natural e o que procede do maligno.

Fé Carismática e Dom de Cura

Na última parte da programação do Enchei-vos, deu-se continuidade ao estudo sobre os Dons. Padre Douglimar Estevam trouxe aspectos da fé carismática, enfatizando o dom de cura e sua manifestação na vida da comunidade, assim como predito na Carta aos Hebreus “A fé é a garantia dos bens que se esperam, a prova das realidades que não se veem” (Hb 11,1)

“Ainda assim, corremos um grande risco de sermos acometidos pelas doenças que nos tiram o dom da fé, são elas a desconfiança e o desespero. Frequentemente caímos em desespero por não conseguir aquilo que desejamos e, com isso, desconfiamos de Deus, do seu amor e das curas que podemos receber através do Espírito Santo. O dom da fé é o remédio para tudo isso!”

No decorrer da pregação, padre Douglimar enfatizou o dom de cura, que é o carisma por meio do qual ocorre uma cura como resposta de Deus à nossa oração.

“É Deus quem opera a cura. Ele nos ama e pela fé que depositamos em seu poder e em sua misericórdia quer nos curar. Ele gosta que oremos uns pelos outros pedindo a cura.”

A cura nos é dada também através dos sacramentos da reconciliação, unção dos enfermos e pela Eucaristia, que segundo o Papa Francisco é o remédio para a nossa alma.

Ao final, a assembleia participou de uma oração de libertação que foi marcada por um forte clamor ao Espírito, seguida por testemunhos de pessoas que viveram uma forte experiência com o Espírito Santo nestes dois dias de evento.

Por Jádna Luz e Gabryela Sotero


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.