Formação

Entenda a experiência de Santo Agostinho, por trás do poema “Tarde te amei”

Ao encontrar a Deus, a verdade, no íntimo da sua alma, Santo Agostinho entoou seu famoso poema: “Tarde te amei”

comshalom
Imagem: Domínio Público

A presença de Deus na memória é perene desde o dia em que Agostinho o encontrou, nunca mais tendo esquecido aquele que é a Verdade. “Onde encontrei a verdade, aí encontrei o meu Deus, que é a própria verdade, da qual nunca mais me esqueci, desde o dia em que a conheci.”

Mas em qual local próprio da memória Deus reside, em qual parte?

1. nas regiões da memória onde os animais também possuem;

2. onde estão os sentimentos do espírito;

3. na sede da própria alma;

Agostinho vai procurar definir onde se encontra Deus, diferentemente de noções, ideias, sentimentos ou imagens que se alojam nela. Ele a encontra, não num compartimento, ou em um recôndito específico, mas numa experiência, no encontro com a verdade que se dá no íntimo da alma.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Em seguida, descreve o que sentiu, exprimindo seu mais belo poema:

Tarde te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora, e aí te procurava; e lançava-me, disforme, sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Chamaste, clamaste por mim e rompeste minha surdez; brilhaste, resplandeceste e afugentaste minha cegueira; exalaste teu perfume, respirei-o e suspiro por ti; provei-te, e agora tenho fome e sede de ti; tocaste-me, e ardi por tua paz.

Leia também:

Qual a verdadeira alegria segundo Santo Agostinho?

O que Santo Agostinho fala sobre a faculdade da memória?

Para Santo Agostinho, tudo fala de Deus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *