Igreja

Entenda alguns detalhes do funeral do Papa Emérito Bento XVI

O Papa Francisco celebrou o funeral de Bento XVI na manhã desta quinta-feira (5), na praça de São Pedro.

comshalom
Velório de Bento XVI (Getty Images)

De acordo com a Santa Sé, entre 2 e 3 de janeiro, mais de 135 mil pessoas passaram pelos controles de segurança em ambos os lados da Via della Conciliazione, a rua que leva à basílica de São Pedro, onde está o corpo de Bento XVI, que fez sua páscoa no dia 31 de dezembro. 

Dentro autoridades, leigos e religiosos, membros da Comunidade Shalom de Roma, que puderam despedir e representar toda a Comunidade.

Leia também| Joseph Aloisius Ratzinger, o papa cheio de parresia

Santinho distribuído aos fiéis durante o velório envolto com um sinal da Comunidade Shalom (Imagem/ Comshalom Roma)

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi um dos primeiros a visitar a capela funerária do papa Bento XVI. A primeira-ministra Giorgia Meloni, acompanhada por outros funcionários do governo, também compareceu na manhã de ontem (2), e rezou por vários minutos diante dos restos mortais de Bento XVI.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Curiosidades

A Santa Missa Exequial pelo Papa Emérito Bento XVI será acontecimento inédito na longa história da Igreja Católica: um papa se encarregará de celebrar o funeral de outro papa.

Às 8h45 (4h45 em Brasília) de quinta-feira, os cavalheiros papais carregarão o caixão em procissão para fora da basílica e o colocarão na escadaria de frente para a Praça de São Pedro. Os fiéis rezarão o terço por cerca de 45 minutos. A liturgia para a missa fúnebre é baseada principalmente na de um papa que morre enquanto reina, com algumas pequenas modificações, particularmente em algumas orações e leituras.

 Depois de morte, o papa emérito Bento XVI foi vestido com a casula vermelha que usou durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Sidney 2008. É com ela que será sepultado nas grutas vaticanas, sob a Basílica de São Pedro.

Papa Bento XVI na JMJ Sidney (Imagem/distribuição)

O Papa Francisco fará a homilia na missa, que será concelebrada por 120 cardeais, 400 bispos e quase 4.000 padres.  No final da missa, Francisco recitará “A Comenda Final e o Adeus”, pedindo a Deus que “console a Igreja”. Uma oração incluirá petições a Deus para Bento e Francisco. Perto do final da missa, Francisco jogará água benta e passará incenso no caixão. E dirá em latim: Gracioso Pai, encomendamos à tua misericórdia o Papa Emérito Bento, a quem fizeste sucessor de Pedro e pastor da Igreja, um pregador destemido da tua palavra e fiel ministro dos mistérios divinos”. O coro cantará então em latim: “Que os anjos vos conduzam ao Paraíso; que os mártires venham e vos acolham e vos levem para a cidade santa, a nova e eterna Jerusalém”.

Segundo o Vatican News, Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de ser realocado para uma capela na basílica em 2011. O sepultamento será um serviço privado.

Até o fim 

O arcebispo Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular, primeiro do cardeal Joseph Ratzinger e depois do Papa Bento XVI. Em entrevista para a imprensa vaticana, Ganswein contou que as últimas palavras audíveis de Joseph Ratzinger, na madrugada anterior ao falecimento, foram: “Senhor, te amo”. A frase foi ouvida por um dos enfermeiros que se revezavam no quarto de Bento XVI, por volta de 3h de 31 de dezembro. “O enfermeiro me disse pela manhã, assim que eu cheguei no quarto”, declarou o arcebispo.   

Georg Gänswein se despede do Papa Emérito Bento XVI (Vatican Media)

De acordo com o Vatican News , o velório deve terminar às 19h (15h no horário de Brasília). O corpo será então colocado em um caixão feito de madeira de cipreste, juntamente com vários itens papais:

  • Paramentos simbolizando seu papel como papa e bispo;
  • Moedas e medalhas que foram cunhadas durante o seu pontificado;
  • Um tubo de chumbo com uma escritura em latim listando os pontos-chave do pontificado.

O caixão do cipreste será fechado na presença de alguns assessores próximos, como o arcebispo Georg Ganswein, que foi secretário de longa data de Bento XVI, e outros funcionários do mosteiro onde viveu depois de renunciar ao papado em 2013.

Confira como foi a Santa Missa Exequial pelo Sumo Pontífice Emérito Bento XVI:

Papa Francisco se despede de Bento XVI 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pope Francis (@franciscus)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.