Shalom

“Escolha de novo a santidade”: Moysés Azevedo fala sobre o caminho para entrar na glória de Deus e ser transfigurado

Durante o Retiro de Escuta de 2024, o Senhor prometeu 4 graças especiais para a Comunidade Shalom. Saiba quais são, a seguir

comshalom
FOTO: COMSHALOM

Na tarde deste sábado, 25 de maio, Moysés Azevedo deu prosseguimento ao Retiro de Transbordamento da Escuta em dois momentos de pregação. O fundador da Comunidade Shalom falou sobre “Entrar na glória de Deus” e sobre sermos “Transfigurados pela glória de Deus”. O temas trouxeram profundas exortações aos missionários que também foram impactados pelas promessas de Deus para toda a Comunidade Católica Shalom. O Senhor nos concede graças, purifica, e convida novamente à escolher a santidade.

Onde estão nossas raízes?

Em profecia, Deus falou à Comunidade:

“Enraizai-vos na minha glória, enraizai-vos na eternidade (…). Enraizai vossos desejos, enraizai vossos apetites, enraizai vosso futuro (…). Enraizai-vos em mim e na minha glória, e tereis saúde, e nada vos faltará”.

O Senhor nos convidou a refletir sobre onde estão as nossas raízes. Enraizados na eternidade, temos a seiva da santidade. O Senhor nos deu a imagem de Tomé que, enxertado em Cristo, encontra sua essência e a finalidade de sua vida.

“Só corações abrasados geram árvores frondosas, com frutos de santidade”. Moysés convidou a Comunidade e repetir várias vezes esta afirmação e a nos lembrarmos que o caminho da santidade e da eternidade só pode ser trilhado com um profundo desejo por Deus.

Em palavra profética, Deus fez ainda um intenso convite à Comunidade: “Fixai os vossos olhos em mim, fixai os olhos da Comunidade em mim (…). Deixai que o vosso coração seja abrasado, deixai que o vosso coração seja glorificado e deixai que o vosso coração seja divinizado por mim. Assim, serão árvores frondosas. Não vos distraiais! Ensinai todos a fixar os olhos em mim”.

Ao nos convidar a fixar os olhos Nele, Deus nos promete quatro fortes graças que nos ajudarão a adentrar na glória de Jesus Ressuscitado.

O Senhor promete 4 graças

1 – A oração: A oração para nós não é uma pedagogia ou uma estratégia, ela é uma graça. Neste ano da oração, instituído para toda a Igreja pelo Papa Francisco, o Senhor ‘derrama, joga’ sobre nós o seu manto. Ele quer nos dar uma oração saborosa, de amizade. Moysés insistiu que essa é uma promessa de Deus, por isso Ele concederá um dom novo de oração e todos que pedirem com coração sincero. Ele afirmou ainda que “nossas raízes ainda não estão no céu, porque nosso coração não busca a oração como a principal coisa da nossa vida“. E concluiu afirmando que “o dom da oração nos ajudará a fixar nossos olhos em Deus“.

2 – A Eucaristia: A Eucaristia adorada e comungada é uma graça e também um forte instrumento de Deus para nos curar e nos aproximar Dele. “A troca de olhares e as lágrimas que caem na Adoração são suficientes para curar profundas feridas“, afirmou Moysés. Ele ainda disse que “há uma promessa de curas profundas para nós neste tempo, que acontecerão na simples adoração ao Santíssimo Sacramento“. Nesses momentos de Adoração, que toda a Comunidade é convidada a buscar, acontecem “processos de recriação da nossa humanidade ferida“. Ele frisou ainda que é preciso que o missionário “se exponha sem reservas e sem máscaras” diante da Eucaristia para ser alcançado por Deus.

3 – O Evangelho: A terceira graça que o Senhor quer nos dar é a de um retorno ao amor e estudo do Evangelho. É preciso que nossa vida e espiritualidade estejam enraizadas na leitura orante e no mergulho no evangelho. “Rezem com o Evangelho, meditem o evangelho”, este é o convite de Deus para nós. Moysés afirmou também que as Palavras de Jesus no evangelho são “antídoto para tudo o que nos desvia da Comunhão com o coração de Jesus“. O Evangelho cura a nossa inteligência. “O evangelho vai nos evangelizando. Ele nos faz ver o que é mundano e o que é eterno“. O fundador afirmou ainda que “o frescor do Evangelho desmascara as ideologias” e que “o Evangelho restitui o sabor da vida“.

4 – Holocaustos de intercessão: Afirmando que esta foi uma graça inusitada, Moysés testemunhou que Deus disse na escuta do conselho que irá chamar algumas pessoas, de forma particular, a unirem seus sofrimentos aos Dele, em vista de outros: “O Senhor chama alguns a unirem seus sofrimentos aos Dele. Viver mistérios com Deus em favor de outros“. Toda a Comunidade é convidada a interceder e unir seus sofrimentos aos de Cristo, mas a novidade deste tempo é um chamado mais profundo a alguns. “Viver a oferta sacrificial em vista de gerar força e potência de ressurreição para nós e para o corpo da Comunidade“, esta graça é gerada a partir do movimento de Deus e da adesão de quem é chamado. 

Veja como está sendo o retiro das missões do Brasil e exterior:

Evitar as distrações

Moysés concluiu este momento de pregação afirmando que precisamos tomar cuidado com as distrações. Ele partilhou que foi o próprio Deus que nos exortou a não nos distrair: “Não vos distraiais! Tantas coisas podem nos distrair“. Ele mencionou ainda alguns elementos que podem nos distrair como: busca excessiva do conhecimento, apego as riquezas, impiedade, idolatria de entretenimento, idolatria do trabalho, idolatria de si, busca da glória pessoal, mundanismo e ansiedade.  A nossa terapia espiritual é fixar os olhos na Eucaristia e os ouvidos no Evangelho“, afirmou o pregador. 

Purificados para entrar na glória de Deus

Na segunda pregação da tarde, Moysés falou sobre as purificações que precisamos viver para nos unirmos mais a Deus. Ele citou a doutrina de São João da cruz para afirmar que:

É a glória de Deus que nos purifica. A razão da purificação é Deus. Deus quer purificar tudo o que não é Ele. O objetivo da purificação é nos transformar Nele, e Amar como Ele ama. A purificação é uma obra livre de amor. Ele nos recordava ainda que a purificação dói porque estamos feridos, não é Deus que nos faz sofrer, é a nossa ferida. Ele age por amor, em vista do nosso bem.

Tumores primários do organismo espiritual

Deus deu à Comunidade uma imagem que revelou um caminho de conversão a ser percorrido. “Ele mostrava um médico que toca amorosamente um corpo que tem células cancerígenas malignas.” E nos alertava que precisamos ter atenção com a nossa alma e nosso corpo comunitário. É preciso ter cuidado com tudo que nos tira do ‘padrão Shalom’, do estilo de vida de Cristo, do Evangelho e da Igreja. Ter cuidado com tudo que nos suga e deforma, que rouba a energia do corpo comunitário. 

O Senhor revelava que, neste tempo, os tumores primários do organismo espiritual da comunidade são: a vanglória, o orgulho e a arrogância que geram confusões na alma e no corpo comunitário. Essas ‘células’ divergem do coração de Deus, divergem da Igreja e do Carisma. Moysés explicou que a vanglória caracteriza uma pessoa que, na aparência louva a Deus, mas que quer agradar os homens; o orgulho é a qualidade de quem quer ser deus, sem Deus; e a arrogância é a insolência e aspereza de quem quer fazer sentir sua superioridade sobre os outros.

O remédio que o Senhor apontou para a Comunidade contra esses desafios é a força da intercessão dos pequenos. Ele disse em palavra profética: “Quem for pequenino, venha a mim. Intercedam, meus pequeninos, para que não haja arrogância e altivez no meio de nós. Os arrogantes se fazem ver, mas não veem a minha glória. Os altivos se fazem ouvir, mas não ouvem minha Palavra. Eu formo um exército de pequeninos que intercedem em favor da minha Obra”. 

Santidade: Projeto eterno de Deus para nós

Moysés prosseguiu afirmando que a pequenez desconcerta a soberba do mundo e que o Senhor convida a Comunidade a uma confissão profunda, a uma revisão de vida que conduza à um caminho de retorno ao chamado de Deus para nós: a santidade. O Senhor nos alertava que, por causa desses ‘tumores’, muitos no corpo comunitário estão sendo tentados no desânimo e na desesperança. Muitos são tentados à indiferença ao chamado a santidade. O Senhor, nos alertando contra esses perigos, amorosamente nos promete uma graça de conversão, recordando o chamado à santidade que é real para cada um que foi  chamado ao seguimento de Cristo no Carisma Shalom.

“Eu rompo a cegueira e a surdez diante do chamado à Santidade. Os obstáculos se tornarão alavancas. Não perca a esperança da santidade (…). Não desisto do projeto eterno que tenho para vós. É a santidade que muda o mundo (…). Escolha de novo a santidade!” 

Veja também | “Aproximai-vos da minha glória” é o convite de Deus para Comunidade Shalom

Ano de intercessão e de graças especiais

Em 2024 o Transbordamento da Escuta tem um caráter ainda mais especial. Estamos em preparação para celebrarmos a Assembleia Geral Ordinária 2024Orgão máximo de discernimento na Comunidade Shalom, a AG2024 será realizada de 16 a 30 de agosto, em Fortaleza-CE, Casa Mãe da Comunidade Shalom. Para saber mais sobre a AG, veja o vídeo abaixo:


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.