Formação

Esse menino já deu o que falar

comshalom

12.12A época natalina nos deixa meditativos. Uma criança é sempre um mistério, ainda mais quando se trata da grande figura da história. A personagem do Divino Amigo continua chamando a atenção. Mesmo obnubilada pelo intruso papai Noel, de consistência “light” (sem calorias)… Não quero aqui arrolar as mil razões que fazem de Jesus a pessoa mais comentada da História. Pretendo mostrar aos meus amigos três aspectos, apenas, que o colocam como uma grande elevação acima da planície e das depressões da paisagem humana. São Pedro diria: “só Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68). Eis três aspectos exclusivos de Jesus:

1 – Os ensinamentos de Cristo direcionam para uma permanente conversão. Em Jesus não existe a fatalidade de uma personalidade defeituosa. Não existe a “escrita”, o destino. Ninguém poderá se refugiar atrás de uma desculpa como “eu sou assim mesmo”. Se alguém tem uma vida desregrada, vive litigiosamente com seu semelhante, está afastado de Deus e da oração, sempre tem possibilidade de nova chance, e de ser melhor. É a confiança que o Pai Celeste deposita em seus filhos. Todos podemos ser discípulos do Mestre por excelência. “Quem não me ouve…não pode ser curado” (Mt 13, 15).

2 – Não menos grandiosa é a segurança que o Filho de Deus desperta em nós sobre a vida eterna. Até a vinda de Jesus a humanidade não sabia, com segurança, se havia vida após a morte. Entre os judeus havia muitos grupos que admitiam que a vida se encerrava aqui mesmo. Mas Jesus veio encher o coração da humanidade com uma esperança consoladora: os nossos anseios de vida sem fim são legítimos. “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11, 25). Como que para nos confirmar nessa fé, o próprio Salvador ressurgiu. Assim deu um sentido pleno à nossa existência.

3 – Mas o que chama muito a atenção é o ensinamento inédito de Jesus de amar os inimigos. É até inaudito. Nem mesmo as grandes religiões da Ásia chegaram a essa altura. Com isso fica eliminada a possibilidade de vingança. O inimigo arrependido recebe o perdão, e o discípulo de Jesus não será estorvo para nova tentativa de acertar. É uma regra de ouro para a convivência humana.

Com poesia e com realismo, olhemos para esse Menino benfeitor de todos que está por vir.

 

Formação: Dezembro/2003

Fonte: CNBB


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *