Igreja

Estamos na Semana Santa do Natal e Nossa Senhora do Ó. Você sabia?

Até o dia 24 de dezembro estamos na preparação imediata para o nascimento do Senhor.

comshalom

Nesta terça-feira, dia 17, iniciamos o período de preparação imediata ao nascimento do Senhor, também chamado de Semana Santa do Natal. “As antífonas, hinos, orações, tudo cria uma maravilhosa e admirável tensão para nos abrir o coração de sede, de doçura, de saudade, de paz, de gratidão, de santa e serena ansiedade, de profunda e tranquila comoção”, explica Dom Henrique Soares, Bispo da Diocese de Palmares, em Pernambuco.

O elemento mais marcante e característico desta Semana Santa são as Antífonas Ó, cantadas no Magnificat da oração de Vésperas todas as tardes. “Estas antífonas têm sua origem no século VI e foram introduzidas na Liturgia Latina pelo Papa São Gregório I Magno. Elas exprimem a admiração e o extasiamento da Igreja diante do Cristo que virá”, diz o Bispo.

Daí vem a devoção a “Nossa Senhora do Ó” – ou seja, Nossa Senhora das Antífonas Ó. A data litúrgica  de Nossa Senhora do Ó é comemorada dia 18 de dezembro, uma semana exata antes do Natal e foi instituída  oficialmente no século VI, no Concílio de Toledo, por São Idelfonso.

Confira as Antífonas do Ó em um infográfico preparado pelo comshalom.org 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *