Formação

“Eu sou a ressurreição e a vida.”

comshalom

"Eusou a ressurreição e a vida." (Jo 11,25)

 Jesuspronunciou essas palavras por ocasião da morte de Lázaro, em Betânia, a quemdepois ele ressuscitou, no quarto dia.

Lázarotinha duas irmãs: Marta e Maria.

QuandoMarta soube que Jesus estava chegando, correu ao seu encontro e lhe disse:"Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido". Jesus lherespondeu: "Teu irmão ressuscitará". Marta replicou: "Sei queele ressuscitará na ressurreição, no último dia!" Jesus, então, declarou:"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.E quem vive e crê em mim, jamais morrerá".

 Jesusquer revelar quem ele é para o homem. Jesus possui o bem mais precioso quepodemos desejar: a vida, aquela vida que não morre.

Sevocê leu o Evangelho de João, decerto observou que Jesus também disse:"Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter avida em si mesmo" (cf. Jo 5,26). E, uma vez que Jesus possui a vida, elepode comunicá-la.

 "Eusou a ressurreição e a vida."

 TambémMarta acredita na ressurreição final: "Sei que ele ressuscitará naressurreição, no último dia!"

MasJesus, com a sua afirmação maravilhosa, "Eu sou a ressurreição e avida", lhe revela que ela não precisa aguardar o futuro para ter esperançana ressurreição dos mortos. Desde já, no presente, para todos os que creem, eleé aquela vida divina, inefável, eterna, que nunca morrerá.

 SeJesus está nos que creem, se ele está em você, você não morrerá. Essa vidanaquele que crê tem a mesma natureza de Jesus ressuscitado, e é, portanto, bemdiferente da condição humana, na qual o ser humano se encontra.

E essavida extraordinária, que também já existe em você, se manifestará plenamente noúltimo dia, quando você participar, com todo o seu ser, da ressurreição futura.

 "Eusou a ressurreição e a vida."

 Éclaro que, com essas palavras, Jesus não nega a existência da morte física. Noentanto, essa morte não implicarᬠa perda da vida verdadeira. Para você, assimcomo para todos os homens, a morte continuará sendo uma experiência única,extrema e, talvez, temida. Mas não significará mais a falta de sentido de umaexistência, não será mais o absurdo, o fracasso da vida, o seu fim. Para você,a morte não será mais uma morte de fato.

 "Eusou a ressurreição e a vida."

 Equando foi que nasceu em você essa vida que não morre?

 Nobatismo. Naquele momento, mesmo em sua condição mortal, você recebeu de Cristoa vida imortal. Com efeito, no batismo você recebeu o Espírito Santo, que éaquele que ressuscitou Jesus.

E acondição para receber esse sacramento é a sua fé, que você declarou por meio deseus padrinhos. De fato, no episódio da ressurreição de Lázaro, falando aMarta, Jesus especificou: "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá (.)Crês nisso?" (Jo 11,26).

"Crer",nesse caso, é um fato muito sério, muito importante: não exige apenas aceitaras verdades anunciadas por Jesus, mas também aderir a elas com todo o ser.

 Parapossuir essa vida, portanto, você deve dizer o seu sim a Cristo. E issosignifica aderir às suas palavras, aos seus mandamentos, significa vivê-los.Jesus confirmou isso: "Se alguém guardar minha palavra, jamais verá amorte" (Jo 8,51). E os ensinamentos de Jesus estão sintetizados no amor.

Sendoassim, você não pode deixar de ser feliz, em você está presente a vida.

 "Eusou a ressurreição e a vida."

 Nesteperíodo em que nos preparamos para a celebração da Páscoa, ajudemo-nos arealizar aquela guinada – é sempre necessário renovar – rumo à morte do nossoeu para que Cristo, o Ressuscitado, viva desde já em nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *