Formação

Eucaristia, muito mais que reunião fraterna

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

A vossa visita ad Limina tem lugar no clima de louvor ejúbilo pascal que envolve a Igreja inteira, adornada com os fulgores da luz deCristo Ressuscitado. Nele, a humanidade ultrapassou a morte e completou aúltima etapa do seu crescimento penetrando nos Céus (cf. Ef 2, 6). Agora Jesuspode livremente retornar sobre os seus passos e encontrar-Se como, quando e ondequiser com seus irmãos. Em seu nome, apraz-me acolher-vos, devotados pastoresda Igreja de Deus peregrina no Regional Norte 2 do Brasil, com a saudação feitapelo Senhor quando se apresentou vivo aos Apóstolos e companheiros: «A pazesteja convosco» (Lc 24,36).

 

A vossa presença aqui tem um sabor familiar, parecendoreproduzir o final da história dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 33-35):viestes narrar o que se passou no caminho feito com Jesus pelas vossas diocesesdisseminadas na imensidão da região amazônica, com as suas paróquias e outrasrealidades que as compõe como os movimentos e novas comunidades e ascomunidades eclesiais de base em comunhão com o seu bispo (cf. Documento deAparecida, 179). Nada poderia alegrar-me mais do que saber-vos em Cristo e comCristo, como testemunham os relatórios diocesanos que me enviastes e que vosagradeço. Reconhecido estou de modo particular a Dom Jesus Maria pelas palavrasque acaba de me dirigir em nome vosso e do povo de Deus a vós confiado,sublinhando a sua fidelidade e adesão a Pedro. No regresso, assegurai-o daminha gratidão por tais sentimentos e da minha Bênção, acrescentando:«Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão» (Lc 24,34).

 

Nesta aparição, palavras – se as houve – diluíram-se nasurpresa de ver o Mestre redivivo, cuja presença diz tudo: Estive morto, masagora vivo e vós vivereis por Mim (cf. Ap 1,18). E, por estar vivo eressuscitado, Cristo pode tornar-Se «pão vivo» (Jo 6, 51) para a humanidade.Por isso sinto que o centro e a fonte permanente do ministério petrino estão naEucaristia, coração da vida cristã, fonte e vértice da missão evangelizadora daIgreja. Podeis assim compreender a preocupação do Sucessor de Pedro por tudo oque possa ofuscar o ponto mais original da fé católica: hoje Jesus Cristocontinua vivo e realmente presente na hóstia e no cálice consagrados.

 

Uma menor atenção que por vezes é prestada ao culto doSantíssimo Sacramento é indício e causa de escurecimento do sentido cristão domistério, como sucede quando na Santa Missa já não aparece como proeminente eoperante Jesus, mas uma comunidade atarefada com muitas coisas em vez de estarrecolhida e deixar-se atrair para o Único necessário: o seu Senhor. Ora, aatitude primária e essencial do fiel cristão que participa na celebraçãolitúrgica não é fazer, mas escutar, abrir-se, receber… É óbvio que, neste caso,receber não significa ficar passivo ou desinteressar-se do que lá acontece, mascooperar – porque tornados capazes de o fazer pela graça de Deus – segundo «a autênticanatureza da verdadeira Igreja, que é simultaneamente humana e divina, visível edotada de elementos invisíveis, empenhada na ação e dada à contemplação,presente no mundo e, todavia, peregrina, mas de forma que o que nela é humanose deve ordenar e subordinar ao divino, o visível ao invisível, a ação àcontemplação, e o presente à cidade futura que buscamos» (Const. SacrosanctumConcilium, 2). Se na liturgia não emergisse a figura de Cristo, que está no seuprincípio e está realmente presente para a tornar válida, já não teríamos aliturgia cristã, toda dependente do Senhor e toda suspensa da sua presençacriadora.

 

Como estão distantes de tudo isto quantos, em nome dainculturação, decaem no sincretismo introduzindo ritos tomados de outrasreligiões ou particularismos culturais na celebração da Santa Missa (cf.Redemptionis Sacramentum, 79)! O mistério eucarístico é um «dom demasiadogrande – escrevia o meu venerável predecessor o Papa João Paulo II – parasuportar ambigüidades e reduções», particularmente quando, «despojado do seuvalor sacrificial, é vivido como se em nada ultrapassasse o sentido e o valorde um encontro fraterno ao redor da mesa» (Enc. Ecclesia de Eucharistia, 10).Subjacente a várias das motivações aduzidas, está uma mentalidade incapaz deaceitar a possibilidade duma real intervenção divina neste mundo em socorro dohomem. Este, porém, «descobre-se incapaz de repelir por si mesmo as arremetidasdo inimigo: cada um sente-se como que preso com cadeias» (Const. Gaudium etspes, 13). A confissão duma intervenção redentora de Deus para mudar estasituação de alienação e de pecado é vista por quantos partilham a visão deístacomo integralista, e o mesmo juízo é feito a propósito de um sinal sacramentalque torna presente o sacrifício redentor. Mais aceitável, a seus olhos, seria acelebração de um sinal que corresponda a um vago sentimento de comunidade.

 

Mas o culto não pode nascer da nossa fantasia; seria umgrito na escuridão ou uma simples auto-afirmação. A verdadeira liturgia supõeque Deus responda e nos mostre como podemos adorá-Lo. «A Igreja pode celebrar eadorar o mistério de Cristo presente na Eucaristia, precisamente porque opróprio Cristo Se deu primeiro a ela no sacrifício da Cruz» (Exort.ap.Sacramentum caritatis, 14). A Igreja vive desta presença e tem como razão deser e existir ampliar esta presença ao mundo inteiro.

 

«Fica conosco, Senhor!» (cf. Lc 24, 29): estão rezando osfilhos e filhas do Brasil a caminho do XVI Congresso Eucarístico Nacional,daqui a um mês em Brasília, que deste modo verá o jubileu áureo da sua fundaçãoenriquecido com o "ouro" da eternidade presente no tempo: JesusEucaristia. Que Ele seja verdadeiramente o coração do Brasil, donde venha aforça para todos homens e mulheres brasileiros se reconhecerem e ajudarem comoirmãos, como membros do Cristo total. Quem quiser viver, tem onde viver, tem deque viver. Aproxime-se, creia, entre a fazer parte do Corpo de Cristo e serávivificado! Hoje e aqui, tudo isto desejo à esperançosa parcela deste Corpo queé o Regional Norte 2, ao conceder a cada um de vós, extensiva a quantosconvosco colaboram e a todos os fiéis cristãos, a Bênção Apostólica.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *