Formação

Eva e Maria

comshalom

Do Tratado contra as heresias , de Santo Irineu, bispo
(Lib. 5,19,1; 20,2; 21,1: SCh 153, 248-250, 260-264) (Séc. II)

Quando o Senhor veio de modo invisível ao que era seu levadopela própria criação que ele sustenta, tomou sobre si, por sua obediência, naárvore do paraíso. A sedução de que foi vítima, miseravelmente, a virgem Eva,destinada ao primeiro homem, foi desfeita pela boa-nova da verdade,maravilhosamente anunciada pelo anjo à Virgem Maria, já desposada com um homem.

Assim como Eva foi seduzida pela conversa de um anjo eafastou-se de Deus, desobedecendo à sua palavra. Maria recebeu a boa-nova pelaanunciação de outro anjo mereceu trazer Deus em seu seio, obedecendo à suapalavra. Uma deixou-se seduzir de modo a desobedecer a Deus, a outra deixou-se persuadir a obedecer-lhe.Deste modo, a Virgem Maria tornou-se advogada da virgem Eva.

Por conseguinte, recapitulados em si todas as coisas, oSenhor declarou guerra contra o inimigo. Atacou e venceu aquele que noprincípio, em Adão, fez de todos nós seus prisioneiros; e esmagou sua cabeça,conforme estas palavras, ditas por Deus à serpente, que se lêem no Gênesis: Poreiinimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta teferirá a cabeça e tu tentarás ferir teu calcanhar (Gn 3,15)

Desde esse momento, pois, foi anunciado que a cabeça daserpente seria esmagada por aquele que, semelhante a Adão, deveria nascer deuma virgem. É este o descendente de que fala o Apóstolo na sua Carta aosGálatas: A lei foi estabelecida até que chegasse o descendente para quem apromessa fora feita (cf. Gl 3,19).

Na mesma Carta, o Apóstolo se exprime ainda com mais clareza,ao dizer: Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho,nascido de uma mulher (Gl 4,4). O inimigo não teria sido vencido com justiça seo homem que o venceu não tivesse nascido de uma mulher, pois desde que o venceunão tivesse nascido de uma mulher, pois desde o princípio ele tinha se opostoao homem, dominando-o por meio de uma mulher.

É por isso que o próprio Senhor declara ser o Filho dohomem, recapitulado em si aquele primeiro homem a partir do qual foi modelada amulher. E assim como pela derrota de um homem o gênero humano foi precipitadona morte, pela vitória de outro homem subimos novamente para a vida.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *