Formação

[Exercício de Lectio] Caminho da quaresma

A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo.  

Iniciaremos hoje o tempo quaresmal. “A Quaresma é o tempo privilegiado da peregrinação interior até Àquele que é a fonte da misericórdia. Nesta peregrinação, Ele próprio nos acompanha através do deserto da nossa pobreza, amparando-nos no caminho que leva à alegria intensa da Páscoa” (Bento XVI). Por isso, busquemos nesse tempo o caminho interior e de refleção acerca da vontade de Deus nas nossas vidas.

OREMOS ENTÃO:

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra.

Oremos: ó Deus, que instruístes os corações

dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,

fazei que apreciemos retamente

todas as coisas segundo o mesmo espírito

e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo Senhor nosso.

  Amém”.  

1º  DEGRAU – LEITURA (LECTIO)  
 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficaiatentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só paraserdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa dovosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diantede ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para seremelogiados pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostamde rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para seremvistos pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Aocontrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza aoteu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, tedará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como oshipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estãojejuando.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18paraque os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, queestá oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará arecompensa”.

O caminho próprio da Quaresma é indicado por Jesus por meio de três vias: esmola, jejum e oração. Todos esses três gestos são de inestimável importância de o fazermos com discrição, de forma humilde, deixando que a Palavra de Deus seja viva por meio de uma postura interior, mais do que exterior. Não busquemos agradar os homens, mas somente a Deus. E só agradamos a Deus quando jejuamos, rezamos e damos esmola de forma silenciosa, pois Deus vê o oculto, e somente no céu recebemos a sua recompensa.
Olhe mais no texto qual mensagem está sendo transmitida, o que mais você percebe.

 

2º  DEGRAU: MEDITAÇÃO – O QUE O TEXTO ME DIZ?

Que o meu orgulho pode estragar as minhas boas ações. É preciso viver de forma diferente de todos os Tempos Litúrgicos: é preciso buscar a radicalidade evangélica por meio de uma vida profunda de conversão, buscando de forma mais intensa o jejum, a oração e a esmola. Não as procuremos como aquele que deseja ser visto pelos outros como virtuoso, mas como aquele que silenciosamente vai agradando a Deus. 
Perceba diante do que você leu no texto, aquilo que diz respeito à sua vida, algo você faz errado, algo você deve agradecer, perdoar, repasse sua vida.

3º DEGRAU: ORAÇÃO – O QUE DIGO A DEUS? 

Senhor Jesus, Senhor da Minha Vida, tu sabes o quando sou vaidoso, o quanto me envaideço diante das minhas boas ações. Por isso te peço que eu busque o silêncio, para não querer aparecer diante dos homens, e também a determinação de buscar a oração, esmola e jejum na quaresma.
Prossiga fazendo uma oração simples , mas com fé, que parta das suas palavras, como numa conversa tranquila, como em um diálogo com Deus.

4º DEGRAU: CONTEMPLAÇÃO

Senhor, quero agradecer porque hoje tu tens revelado em tua Palavra que a minha experiência contigo deve ser regada pela humildade. Que a tua glória resplandeça diante das minhas fraquezas. Dá-me Senhor um coração aberto ao jejum, à oração e à esmola, para que na minha vida possa nascer um homem novo fruto da tua graça na minha vida. 
Diante disto que percebi nesta lectio, repasse tudo e aprofunde, agradeça, e diante de Deus aprofunde sobre isto.

Que o meu direcionamento nesse dia seja: “FICAI ATENTOS PARA NÃO PRATICAR A VOSSA JUSTIÇA NA FRENTE DOS HOMENS, SÓ PARA SERDES VISTOS POR ELES”! 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *