A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo.
Iniciaremos hoje o tempo quaresmal. “A Quaresma é o tempo privilegiado da peregrinação interior até Àquele que é a fonte da misericórdia. Nesta peregrinação, Ele próprio nos acompanha através do deserto da nossa pobreza, amparando-nos no caminho que leva à alegria intensa da Páscoa” (Bento XVI). Por isso, busquemos nesse tempo o caminho interior e de refleção acerca da vontade de Deus nas nossas vidas.
OREMOS ENTÃO:
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra.
Oremos: ó Deus, que instruístes os corações
dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente
todas as coisas segundo o mesmo espírito
e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo Senhor nosso.
Amém”.
1º DEGRAU – LEITURA (LECTIO)
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diantede ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para seremelogiados pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostamde rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para seremvistos pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Aocontrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza aoteu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, tedará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como oshipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estãojejuando.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18paraque os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, queestá oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará arecompensa”.
O caminho próprio da Quaresma é indicado por Jesus por meio de três vias: esmola, jejum e oração. Todos esses três gestos são de inestimável importância de o fazermos com discrição, de forma humilde, deixando que a Palavra de Deus seja viva por meio de uma postura interior, mais do que exterior. Não busquemos agradar os homens, mas somente a Deus. E só agradamos a Deus quando jejuamos, rezamos e damos esmola de forma silenciosa, pois Deus vê o oculto, e somente no céu recebemos a sua recompensa.
Olhe mais no texto qual mensagem está sendo transmitida, o que mais você percebe.
2º DEGRAU: MEDITAÇÃO – O QUE O TEXTO ME DIZ?
Que o meu orgulho pode estragar as minhas boas ações. É preciso viver de forma diferente de todos os Tempos Litúrgicos: é preciso buscar a radicalidade evangélica por meio de uma vida profunda de conversão, buscando de forma mais intensa o jejum, a oração e a esmola. Não as procuremos como aquele que deseja ser visto pelos outros como virtuoso, mas como aquele que silenciosamente vai agradando a Deus.
Perceba diante do que você leu no texto, aquilo que diz respeito à sua vida, algo você faz errado, algo você deve agradecer, perdoar, repasse sua vida.
3º DEGRAU: ORAÇÃO – O QUE DIGO A DEUS?
Senhor Jesus, Senhor da Minha Vida, tu sabes o quando sou vaidoso, o quanto me envaideço diante das minhas boas ações. Por isso te peço que eu busque o silêncio, para não querer aparecer diante dos homens, e também a determinação de buscar a oração, esmola e jejum na quaresma.
Prossiga fazendo uma oração simples , mas com fé, que parta das suas palavras, como numa conversa tranquila, como em um diálogo com Deus.
4º DEGRAU: CONTEMPLAÇÃO
Senhor, quero agradecer porque hoje tu tens revelado em tua Palavra que a minha experiência contigo deve ser regada pela humildade. Que a tua glória resplandeça diante das minhas fraquezas. Dá-me Senhor um coração aberto ao jejum, à oração e à esmola, para que na minha vida possa nascer um homem novo fruto da tua graça na minha vida.
Diante disto que percebi nesta lectio, repasse tudo e aprofunde, agradeça, e diante de Deus aprofunde sobre isto.
Que o meu direcionamento nesse dia seja: “FICAI ATENTOS PARA NÃO PRATICAR A VOSSA JUSTIÇA NA FRENTE DOS HOMENS, SÓ PARA SERDES VISTOS POR ELES”!