Formação

[exercício de lectio] quaresma tempo de conversão

TEMA: LC 11, 29-32

    
        A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo. 

“A Quaresma seja portanto valorizada em cada família e em cada comunidade cristã para afastar tudo o que distrai o espírito e para intensificar o que alimenta a alma abrindo-a ao amor de Deus e do próximo. Penso em particular num maior compromisso na oração, na lectio divina, no recurso ao Sacramento da Reconciliação e na participação ativa na Eucaristia, sobretudo na Santa Missa dominical. Com esta disposição interior entremos no clima penitencial da Quaresma” (BENTO XVI).

OREMOS ENTÃO:

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra.

Oremos: ó Deus, que instruístes os corações

dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,

fazei que apreciemos retamente

todas as coisas segundo o mesmo espírito

e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo Senhor nosso.

  Amém”. 

1º  DEGRAU – LEITURA (LECTIO) 
 

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram emgrande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geraçãomá. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser osinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31Nodia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com oshomens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terradistante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior doque Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarãojuntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteramquando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do queJonas”.

O Tempo da Quaresma é um tempo propício para a conversão e que cabe a cada um de nós viver esse propósito. Sim, a conversão nasce do profundo desejo de seguir a Jesus e mudar de vida. Não há seguimento a  Cristo sem mudança de vida. Por isso a Palavra de hoje é um profundo apelo a vida nova em Cristo, pela acolhida dele por nós..
O que mais você percebe como mensagem deste texto?
 

2º  DEGRAU: MEDITAÇÃO – O QUE O TEXTO ME DIZ?

De que forma a pregação de Cristo afeta a minha vida hoje? Como tenho vivido o tempo da Quaresma? Os apelos de Deus impulsionam-me a conversão ou me mantém indiferentes? 
Confronte sua vida com a mensagem do texto.

3º DEGRAU: ORAÇÃO – O QUE DIGO A DEUS? 

Meu Deus de amor, desejo que com essa oração a Tua Palavra possa transformar-me para a vivência da Quaresma. Inflama-me com o Teu Espírito para que gere em mim o frescor e amor para viver a tua Palavra. Que o teu auxílio fortaleça cada vez mais o meu querer em ti.
Prossiga fazendo uma oração com as suas palavras, como em um diálogo!  

4º DEGRAU: CONTEMPLAÇÃO

Senhor, vem transformar minha vida, faz de mim instrumento eficaz para o cumprimento da Tua Vontade. Que nada e ninguém possa separar-me de ti, porque em ti encontro o meu auxílio e salvação. Que o grande sinal que eu busco seja a experiência de buscar a ti e colher a força necessária para permanecer contigo. Que nada nem ninguém roube-me de ti, Senhor”. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *