Promovida pelo Projeto Família da missão da Comunidade Católica Shalom em Teresina, a Vigília das Famílias deste sábado, 27, no Centro de Evangelização do Jóquei, refletiu sobre a verdadeira felicidade no seio familiar, especialmente em meio a nossa sociedade, permeada por divisões, ideologias anticristãs e pela obscuridade da cegueira moral e espiritual. O evento teve início com a celebração da Santa Missa dedicada às famílias e seguiu com momentos de louvor, formação e adoração.
A união nas famílias vem do ‘nós’
Pregando o tema central da vigília, o missionário da Comunidade de Vida Pe. Douglimar Estevam falou sobre a história do casal Luigi e Maria Beltrame, uma das famílias citadas no livro A Santidade nas Famílias do Mundo, e como Deus se revela nos acontecimentos cotidianos da família. Ele iniciou lembrando que no matrimônio a união dos cônjuges não é opcional, mas essencial. “A primeira coisa que os esposos têm que entender é que não existe mais ‘eu’, agora em tudo é ‘nós’. Parece óbvio, mas é preciso falar e agir assim”.
O sacerdote destacou que tanto o esposo como a esposa precisam aperfeiçoar os detalhes, melhorar um para o outro, seguindo o exemplo de Luigi e Maria, que, “por meio de um trabalho quotidiano para melhorar-se, corrigindo os excessos e as arestas do caráter, fizeram nascer um ‘nós’ conjugal. Experimentaram o fato de que, quanto mais se deixa de lado o ‘eu’, mais se saboreia a beleza e a felicidade que provém do ‘nós’”.
As pedras angulares para pacificação das famílias
Abordando acerca das pedras angulares para união e pacificação das famílias, presentes na vida da família Beltrame, Pe. Douglimar destacou o “diálogo”, a “oração”, “o acompanhamento espiritual” e o “enlace com Deus”, resumindo, nas palavras da bem-aventurada Maria Corsini:
“Assim é o casamento: […] [É estar], fio por fio, entrelaçados um no outro e com Deus continuamente – sempre – até à eternidade. […] [É] uma vida vivida assim até mesmo na velhice. […] [É como] um bloco compacto, plasmado numa mesma matéria; […] bloco desejado por Deus no sacramento do Matrimônio, composto, plasmado, que a compreensão mútua do amor torna compacto e inquebrável. [Bloco que se torna] luminoso e incandescente pela elevação recíproca das almas na caridade e na graça” (Maria Beltrame Quattrocchi, L’ordito e la trama. op. cit., p. 12.)
A graça presente no sacramento do Matrimônio
“No sacramento do matrimônio há uma graça especial derramada sobre os esposos. Essa graça é derramada sobre todos os aspectos da vida conjugal, nos filhos e no lar”. Mas é preciso trilhar o caminho para evolução do amor humano ao amor sobrenatural. “A passagem de um amor humano a um amor sobrenatural, apenas vislumbrado no namoro, torna-se cada vez mais claramente perceptível. Mas foi um caminho gradual. É justamente desse caminho que depende a felicidade de um casamento. Deve-se cultivar e fazer frutificar o germe da graça presente no sacramento do Matrimônio”.
A alma do matrimônio é o Espírito Santo
Durante a vigília foi lançado o primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo para Casais deste ano, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho. Com o tema “Construindo uma nova história”, esta é uma oportunidade especial para o casal colocar definitivamente diante do Senhor a sua família, a partir da experiência pessoal que cada um, esposo e esposa, fará com o Amor de Deus nestes dois dias de descobertas, oração, louvor, formação, alegria e mudança de vida.
As inscrições começam no dia 11 de maio. Para ter mais informações basta acessar o perfil do Projeto Família Teresina no Instagram.
Ver essa foto no Instagram