Formação

Fé fácil

comshalom

Padre Zezinho, SCJ

Crer em Deus custou caro para Moisés, para Jacó, para Jeremias, paraPaulo, para Pedro e os demais apóstolos, para Estevão, Agostinho,Gregório Magno, Maomé e para milhares de pregadores da sua existência.Todos eles sofreram profundamente enquanto buscavam um sentido para suafé em Deus.

É do místico e papa Gregório Magno (540-604) a afirmação de que Deusé uma experiência angustiante e que é difícil alcançá-lo, porque elepermanece oculto numa escuridão impenetrável. Nada sabemos sobre Ele.Procurá-lo com sinceridade dói.

Moisés, Jeremias e Paulo tiveram vislumbres. Milhares morreram porafirmarem sua existência. A leitura da vida dos patriarcas e dosgrandes santos e místicos mostra que ninguém chega a Deus sematravessar a barreira do seu ego e a ciladas dos sentidos. Ambos nospuxam para trás. Libertar-se do egoísmo, do conforto e do orgulho dói.Sai-se esfolado da refrega, descrita simbolicamente na luta hercúlea detoda uma noite que Jacó travou com o anjo do Senhor. (Gn 32,35)

Fé fácil teve Salomão que mentiu para sua mãe e começou por matarseu irmão Adonias para não perder o trono. (1 Rs 2,24-28) Matou tambémquem servira seu pai. Construiu para Deus um templo majestoso e, logodepois, um ainda maior e mais rico palácio para si mesmo. Disse tervisto Deus duas vezes. Foi riquíssimo e teve tudo o que queria,começando pelas suas 300 mulheres e 700 concubinas que, segundo 1 Rs11,3 lhe perverteram o coração. O rei que viu Deus duas vezes terminoupor adorar Astarote deusa dos sidônios.

Com enorme aparato e com eficiente marketing Salomão se fez passarpor vidente, todo poderoso, infalível, sábio e justo. A leitura de suavida mostra um crente que foi deixando de ser bom. A fama, a riqueza esua falsa noção de Deus o levaram a uma vida de luxo, de ira, demanipulação da fé e das pessoas ao seu redor. Morreu adorando Quemós,Moloque e outros deuses.

Ao que tudo indica não sofreu pela fé. Mudava de Deus a seu belprazer. Este, o grande perigo da fé fácil e confortável que trazriquezas, fama e sucesso ao pregador. Ele nunca sabe se terminará seusdias no colo do verdadeiro Deus ou do Deus confortável e recompensadorque ele criou.

Em tempos de igrejas de resultado e de pregadores que enriquecem aolhos vistos, convém lembrar homens como Gideão, Salomão, Jeremias,Paulo, e Simão o Mago. São histórias sobre quem serviu à verdade e quema manipulou por riquezas e poderes.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *