Formação

Fichas Sujas e Bafômetros

comshalom

A lei seca e a iniciativa popular de lei contra candidatos de ficha suja


Dom Cristiano Jakob Krapf

Leis precisam ser boas e protegidas por sanções adequadas e aplicáveis. Quem tem medo do bafômetro e da lei contra fichas sujas? 

Seno Brasil existem pessoas que fazem coisas erradas, não é por falta deleis. Muitos só respeitam leis por medo de castigos. È por isso que olegislador estabelece punições ao infrator. Tais punições impedeminfrações na medida da probabilidade de serem descobertas e punidas.Muitos transgressores contam com impunidade, o pior inimigo das leis,da ordem e do progresso. 

Opoder policial tem por missão tentar impedir transgressões e aplicarpunições aos transgressores, entregando casos mais graves ao poderjudiciário para julgamento de acordo com a letra e o sentido das leis. 

Advogadosdefendem os direitos dos seus clientes. Têm razões para isso, masmuitos procuram apenas descobrir as brechas na letra da lei, em vez deapoiar a justiça na defesa do bem comum.

Alei seca procura evitar acidentes causados por bebida. O bafômetroserve para provar infrações. Bebedores querem tirar o fôlego dobafômetro, alegando que não podem ser obrigados a fornecer provascontra si mesmo.

Poroutro lado, o bafômetro também oferece provas na defesa de quem nãobebeu. Você consegue adivinhar quem é que vai querer fugir dobafômetro? Será que a recusa do bafômetro não é prova suficiente parasaber que o bebum bebeu?

Ainiciativa popular que tenta impedir a candidatura de políticos deficha suja tem a força de 1 300 000 assinaturas. Mas só entra em vigorse for aprovada pelos Senadores e Deputados Federais. Sabe quem vaifalar e votar contra essa lei ou tentar introduzir restrições que tiramsua força e abrem brechas do tamanho da morosidade da justiça nojulgamento de casos que envolvem poder e dinheiro?

Parao bom entendedor, a conclusão: Ver os votos e ouvir os argumentos dosseus representantes em Brasília. Argumentos são fabricados de acordocom interesses. O poder da propaganda pesa. Dinheiro dá poder, e poderdá dinheiro.

Secandidatos pendurados na justiça não forem impedidos por lei, vocêainda tem a solução: não votar em corruptos e seus amigos. Como saberquem são? Conhece os candidatos? Sabe quem merece seu voto? Com aexclusão de candidatos suspeitos, a justiça poderá separar o joio dotrigo e facilitar a eleição de candidatos melhores, diminuindo adesconfiança geral contra políticos e cortando a corrupção pela raiz.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *