Igreja

Filhos: presente de Deus e caminho para o Céu 

Hoje, 23 de setembro, celebra-se o Dia dos Filhos. Veja o que a Igreja fala sobre esse precioso dom.

comshalom
Leandro, Dayanne e os filhos Luiz Antônio e Maria Clara.

Em uma visão meramente humana, podemos ser tentados a enxergar os filhos como apenas a continuidade da família, tradições e cultura do povo do qual faz parte e até mesmo dos negócios familiares, sendo concebidos a partir de uma escolha humana ou de uma realização pessoal.

Embora eles também possam atender a esse conjunto de expectativas, os filhos são – primordialmente – um dom de Deus, que divide – generosa e gratuitamente – o dom da criação por meio do Sacramento do matrimônio, confiando-os aos pais com a missão de educá-los e guiá-los no caminho para o Céu. 

“A fecundidade do amor conjugal está orientada para a procriação e educação dos filhos, que constituem o dom mais excelente do matrimônio e contribuem imensamente para o bem dos próprios pais” (CIC 1652). 

Criar filhos para o Céu é uma missão inegociável e, no âmago da família, a que mais deve trazer felicidade ao lar. Se muito queremos que eles sejam felizes nesta terra, mais ainda desejamos que sejam alcançados e participem da Glória celeste. Assim, conduzi-los para Deus é garantir, ainda neste tempo e mesmo diante dos imensos desafios hodiernos, uma vida segura, mas não com a segurança humana, todavia, com a segurança que somente o Senhor pode nos conceder. Por isso, os pais são os primeiros educadores na fé. Falando sobre esse assunto, recorda o Papa Francisco: “Os filhos são a alegria da família e da sociedade. Não são um problema de biologia reprodutiva, nem um modo de realizar-se, nem uma posse dos pais; os filhos são um dom, um presente”. 

A exemplo da Família Martin 

A santidade familiar tem um exemplo maravilhoso em São Luís e Santa Zélia Martin, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus. Eles compreenderam profundamente o valor dos filhos e tinham um objetivo claro: conduzir suas crianças para o Céu. Santa Zélia escreveu em uma de suas cartas: “Quando tivemos nossas crianças, as nossas ideias mudaram um pouco. Vivíamos só para eles. Eles eram toda a nossa felicidade. Para mim, os nossos filhos foram uma grande alegria, então eu queria ter um monte deles, a fim de criá-los para o Céu”. 

Esse desejo de criar filhos para a eternidade está no centro do chamado dos pais cristãos. Luís e Zélia viveram esse compromisso com amor e sacrifício, reconhecendo que a paternidade e maternidade não são apenas vocações terrenas, mas missões espirituais. 

O desafio da formação cristã 

Na sociedade atual, onde muitos valores se distanciam da fé cristã, educar os filhos na fé pode ser bem desafiador. A Igreja ensina que a formação espiritual das crianças deve começar no ambiente familiar, onde os pais testemunham a vivência cristã em suas ações diárias.

“Os pais têm a responsabilidade de garantir que seus filhos cresçam na graça de Deus, na fé e no amor, aprendendo a seguir Cristo em todas as etapas da vida. O lar, portanto, deve ser uma verdadeira ‘Igreja doméstica’, onde a fé é vivida e compartilhada”.

Além disso, é fundamental que a formação cristã não se limite apenas ao ambiente familiar, mas que seja guiada pela Igreja. A participação nas celebrações litúrgicas, nos grupos de catequese, movimentos eclesiais e nas atividades pastorais ajuda a consolidar os valores cristãos e oferece um espaço de convivência e aprendizado. Dessa forma, a comunidade se torna um suporte essencial, auxiliando os pais na missão de educar os filhos na fé, enquanto promove um ambiente de fraternidade e de testemunho da vida em Cristo. 

Alegrias e desafios na caminhada para o Céu 

Por outro lado, Santa Zélia Martin dizia que “nada era muito difícil” quando a missão de educar os filhos era vista à luz da eternidade. A verdadeira alegria de ter filhos vai além dos prazeres temporais, pois está fundamentada na esperança de um dia vê-los unidos a Cristo no Céu. 

Criar filhos para o Céu é a missão mais sublime dos pais cristãos. Ao abraçarem essa responsabilidade, eles cooperam com o plano divino, transmitindo aos filhos o amor, a fé e a esperança que levam à vida eterna. Que as famílias de hoje vivam essa missão com dedicação e confiança, certos de que, ao formar seus filhos para o Céu, estão contribuindo com a graça divina, e, agora mesmo, com uma sociedade melhor em todos os aspectos. 

Veja também: 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.