Formação

Formação Adequada para os Diversos Tipos de Apostolado

comshalom

 Os diversos tipos de apostolado ainda reclamam de modoespecial formação coerente.

a) Em relação ao apostolado da evangelização e santificaçãodos homens, devem os leigos formar-se especialmente para manter o diálogo comos outros, crentes ou não, para a todos manifestar a mensagem de Cristo.5

Como no entanto em nossos dias o materialismo de váriostipos se alastra por toda a parte, ganhando também áreas católicas, os leigosnão estudem apenas com mais atenção a doutrina católica, particularmenteaquelas partes controvertidas, mas também dêem seu testemunho de vidaevangélica contra qualquer forma de materialismo.

b) No tocante à renovação cristã da ordem temporal,instruam-se os leigos sobre o verdadeiro significado e valor dos benstemporais, tanto em si mesmos quanto a todas as suas finalidades relacionadascom a pessoa humana. Treinem-se no bom uso das coisas e na organização dasinstituições, visando sempre ao bem comum em conformidade com os princípios dadoutrina moral e social da Igreja. Sobretudo aprendam os leigos, de tal maneiraos princípios da doutrina social e suas exigências, que sejam a ponto de seremcapazes tanto de colaborarem com sua parte no progresso da doutrina quanto de aaplicarem corretamente aos casos particulares.6

c) Uma vez que as obras de caridade e misericórdiaapresentam testemunho muito luminoso de vida cristã, a formação apostólica develevar também à prática das mesmas, para que aprendam os fiéis, desde ainfância, a sofrer com os irmãos e a auxiliar com coração generoso os quesofrem.7

Meios a serem Empregados

 Aos leigos que se dedicam ao apostolado já se oferecemmuitos meios, a saber, reuniões, congressos, recoleções, retiros espirituais,encontros freqüentes, conferências, livros, revistas para a compreensão maisprofunda da Sagrada Escritura e da doutrina católica, para nutrir a vidaespiritual, como também para conhecer as condições do mundo, encontrar eaperfeiçoar os métodos acertados.

Tais meios de formação levam em conta os diversos tipos deapostolado nos ambientes em que são exercidos.

Para o mesmo fim também foram erigidos centros e institutossuperiores que já produziram excelentes frutos.

Alegra-se o Sacrossanto Concílio com iniciativas de talespécie, já florescentes em diversas regiões, e almeja que se promovam tambémem outros lugares em que se fizerem necessárias.

Criem-se, além disso, centros de documentação e estudos, nãosó de teologia, mas também de antropologia, psicologia, sociologia,metodologia, em que melhor se estimulem os talentos dos leigos, homens emulheres, jovens e adultos, em favor de todos os campos de apostolado.

 Exortação Final

 Aos leigos todos conjura no Senhor o SacrossantoConcílio a que respondem com amor, generosidade e prontidão, à voz de Cristo –que nesta hora os convida com mais insistência – e ao impulso do EspíritoSanto. Sintam os jovens que este apelo é a eles especialmente dirigido,aceitando-o com ardor e magnanimidade. Pois é o próprio Senhor quem atravésdeste S. Sínodo torna a convidar todos os leigos a se unirem sempre maisintimamente com Ele, e, tendo como próprias as coisas que são do Seu interesse(cf. Filip. 2,5) associem-se à Sua missão salvífica; e a eles, de novo, envia atoda cidade e lugar onde está para chegar (cf. Lc 10,1). Apresentem-se-Lhe comocooperadores das várias formas e modos do único apostolado da Igreja, que deveadaptar-se continuamente às novas necessidades dos tempos, sempre generosos naobra do Senhor, certos de que, no Senhor, o seu trabalho não é feito em vão(cf. 1Cor 15,58).

 Promulgação

 Todo conjunto e cada um dos pontos que foram enunciadosneste Decreto pareceram bem aos Padres do Sacrossanto Concílio.

E Nós, pelo Poder Apostólico por Cristo a Nós confiado,juntamente com os Veneráveis Padres, no Espírito Santo os aprovamos, decretamose estatuímos. Ainda ordenamos que o que assim foi determinado em Concílio sejapromulgado para a Glória de Deus.

Carta sobre o Apostolado dos Leigos – Concílio Vaticano II

» Apostolado dos Leigos
»O Apostolado de Evangelização e Santificação dos Homens

» Os campos de apotolados dos leigos
»As diversas modalidades do apostolado dos leigos na Igreja
» A ação Católica
» Formação para o apostolado
» Formação Adequada para os Diversos Tipos de Apostolado


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *