Eu me chamo Inácio e sou missionário da Comunidade de Vida da Comunidade Católica Shalom. Após a minha experiência com Deus em 2008, em um evento do Shalom, meu coração foi despertado para um “novo” da graça, que me impulsionava à felicidade plena. Esse meu encontro com o amor de Deus me fez desejar, assim como muitos testemunhos de irmãos do Carisma Shalom, ofertar minha vida por inteiro, para a evangelização de outros jovens.
Sempre foi muito forte em meu coração esse desejo de transmitir aos outros minha experiência com o amor de Deus. Com isso, fui me descobrindo na vontade de Deus, não queria outra senão Deus. Nada mais me saciava. Nada mais atraía minha atenção a não ser a presença de Deus. Existia em meu coração uma voz que gritava por oferta e esse grito até hoje ecoa dentro de mim. A partir daí, o Senhor foi proporcionando situações que me fizeram perceber mais profundamente o seu chamado e me ajudaram a dar esse “sim” generoso a Deus e a Igreja.
Uma dessas situações aconteceu em meu primeiro ano em missão, na cidade de Recife. Tive uma grande experiência com o sofrimento da humanidade. Um morador de rua, que passava em frente ao Shalom com sua carroça de carregar papelão, teve uma convulsão e imediatamente procuramos ajudá-lo, dando-lhe um pouco de água e oferecendo comida. Foi aí que ele falou: “Não quero comida para mim, mas preciso levar para meus filhos, pois estão o dia todo sem comer nada.” Essa experiência encheu meu coração de compaixão e de sensibilidade. Lembro que chorei bastante ao ver aquele fato. Eu não podia ser indiferente àquele homem que trazia em si a face de muitos que necessitam do meu “sim”.
Foi através desse acontecimento e de muitos outros que o meu coração começou a se inclinar ao sacerdócio. A cada momento, fui percebendo que minha vida não me pertencia, mas sim a Deus e aos outros. Fui descobrindo que nasci para ser instrumento da misericórdia divina, para oferecer sacrifícios, para resgatar almas, para ser um irmão entre os irmãos, gerar vidas reconciliadas.
Usando as palavras de Santo Agostinho, se assim o posso: “Em meu coração existe um vazio do tamanho do Sacerdócio”. É como se somente o sacerdócio fosse capaz de preencher. Hoje sou seminarista da Comunidade Católica Shalom, no primeiro ano de filosofia. Em meu coração nasce a gratidão, primeiramente a Deus, por seus insondáveis mistérios de amor, e gratidão a você que acredita que a Igreja precisa de novos e santos padres.
Inácio Cavalcante de Lima
Seminarista e missionário da Comunidade Católica Shalom
*A formação e o acompanhamento dos seminaristas são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom e saiba como ajudar.