Igreja

Há 37 anos houve a instituição da Jornada Mundial da Juventude

No dia 20 de dezembro de1985, o Papa João Paulo II organizou um evento que ocorreria sempre uma semana antes da Páscoa para reunir jovens do mundo todo.

comshalom
Papa João Paulo II (Imagem/ distribuição)

Para alguns, a Jornada Mundial da Juventude foi a mais bela invenção de João Paulo II. O objetivo inicial era organizar um encontro no Domingo de Ramos, em Roma, para celebrar o jubileu dos jovens inseridos no Ano Santo da Redenção 1983-1984. Esperavam-se 60 mil peregrinos.

Leia também| Entenda como surgiu a JMJ e confira o histórico do encontro

Assim, em 1986, em Roma, aconteceu a primeira edição da Jornada Mundial da Juventude. Em torno de Cristo, de Maria e do Santo Padre, os jovens celebraram o tema “Confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça” (1Pe 3, 15).

A experiência foi de tal modo significativa para toda a Igreja, que o Santo Padre resolveu repeti-la no ano seguinte. Nesse encontro, 300 mil jovens repartiram-se entre as igrejas da cidade para momentos de oração e catequese, reunindo-se, depois, na praça de São Pedro para participar na celebração com o Papa.

A instituição da JMJ

Ainda nesse ano de 1985, João Paulo II escreve uma Carta Apostólica aos jovens do mundo inteiro e anuncia, no dia 20 de dezembro, a instituição da Jornada Mundial da Juventude.  

Dirigindo-se ao Colégio Cardinalício e à Cúria Romana, o Papa explicava assim a criação da JMJ: “Todos os jovens devem sentir-se acompanhados pela Igreja: é por isso que toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, se sente mais comprometida, a nível mundial, a favor da juventude, das suas preocupações e pedidos, da sua abertura e esperanças, para corresponder à suas aspirações, comunicando a certeza que é Cristo, a Verdade que é Cristo, o amor que é Cristo, através de uma formação apropriada”.  

Já nas felicitações de Natal à Cúria Romana, o Papa afirmou: “Ainda tenho em meus olhos as imagens do encontro daquela assembleia de jovens de todas as raças e proveniências“. Ele explicava que não se seria um mero evento de massa anônima ou de números, mas comtemplar a presença viva e pessoal que tomou parte com uma alegria jovial composta, em atos comunitários de amor e fé a Cristo, o Senhor.

Em seguida, Papa João Paulo II institui a Jornada Mundial da Juventude: “O Senhor abençoou aquele encontro de maneira extraordinária, tanto que, para os próximos anos, foi instituída a Jornada Mundial da Juventude, a ser celebrada no Domingo de Ramos, com a valorosa colaboração da Conselho para os leigos”.

Nascem assim as Jornadas Mundiais da Juventude, celebradas todos os anos em nível diocesano e com um intervalo periódico de 2 ou 3 anos, em diferentes partes do mundo, no contexto das Jornadas Mundiais de Jovens com o Papa.

Queridos jovens, ao final do Ano Santo confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levem-a ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anunciem a todos, que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção.” (São João Paulo II, em 22 de abril de 1984)

A JMJ tem também o objetivo de promover a paz, a unidade e a fraternidade  dos povos e das nações, através da juventude  como peças fundamentais na peregrinação, missionariedade e serviços, além de desenvolver processos de nova evangelização destinada aos jovens para todo o mundo.

Jovens, o futuro do mundo

“Vocês são o futuro do mundo, vós sois a esperança da Igreja, vocês são a minha esperança”, afirmava sempre o Papa João Paulo II. Quando, em 13 de março de 1983, ele abriu o Centro de Jovens de San Lorenzo, no Vaticano, e duas semanas mais tarde, inaugurou o Extraordinário Ano Santo do Jubileu da Redenção, ele aceitou dos jovens do Centro a cruz de madeira que se tornou um símbolo do Ano Santo.

No final das celebrações do Domingo de Ramos, 22 de abril de 1984, ele pediu aos jovens para carregar esta cruz por todo o mundo como um sinal da redenção e do testemunho de sua fé. A juventude assumiu este pedido. Além disso, ela respondeu ao convite do Papa, que os chamou a Roma, em 1985, para um encontro, por ocasião do Ano Internacional da Juventude, instituído pela Organização das Nações Unidas.

Entre outros fatores, estes eventos inspiraram o Santo Padre a se envolver em encontros regulares com os jovens. Ele explicou a sua importância para os funcionários da Cúria Romana durante a véspera de Natal:

Todos os jovens devem sentir o cuidado que a Igreja tem para com eles. Portanto, toda a Igreja, em união com o sucessor de Pedro, deve ser cada vez mais engajada em um nível global aos cuidados com a juventude, em resposta às suas ansiedades e preocupações e as suas receptividade e esperanças. Temos de tentar corresponder às suas expectativas, e nós devemos comunicar a certeza de que é Cristo, a Verdade que é Cristo, e o amor que é Cristo. E nesta preocupação privilegiada, que a Igreja dirige em direção a eles, os jovens precisam encontrar uma prova de que eles importam muito, porque eles valem muito a pena. A sua vida é valiosa para a Igreja”.

Cruz peregrina e Centro San Lorenzo

E assim, com o nascimento da JMJ foi apresentado a “Cruz peregrina”. Um grande desejo pelo Papa durante o Ano Santo da Redenção. A grande cruz de madeira, de 3,8 metros de altura, colocada perto do altar principal, está à sua esquerda e depois de ter sido um farol de fé durante um ano inteiro, é entregue nas mãos dos peregrinos do mundo.

A “Cruz do Ano Santo” que depois ficou conhecida como a Cruz da JMJ é transferida para o Centro San Lorenzo, há mais de três anos alguns anos é administrado pela Comunidade Shalom, Missão Roma.

A Comunidade Católica Shalom já preparou pacotes exclusivos para os jovens que desejam participar da JMJ. A expectativa é que a Comunidade leve dois mil jovens para o evento, que será realizado de1 a 6 de agosto de 2023.

[Confira os pacotes Shalom na JMJ 2023] 

Hoje, a JMJ é um  encontro de milhões de jovens de todo o mundo com o Papa, em um ambiente festivo, religioso e cultural,
que mostra o dinamismo da Igreja e dá testemunho da atualidade da mensagem de Jesus. Missão, amizades, jovens, alegria e peregrinação. Não fique de fora!

-Com informações Vatican News e JMJ Lisboa 2023

Shalom na JMJ Lisboa 2023

Data: de 01 a 06 de agosto

Local: Lisboa, Portugal

Maiores informações:
A3 Turismo: 
(85) 99283 – 6000
E-mail:  jmj@comshalom.org

Continue lendo sobre a JMJ Lisboa 2023

JMJ 2023: Papa convida os jovens a partilhar os sonhos com outros jovens do mundo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.