Notícias

Há 40 anos um santo esteve entre nós

Celebramos em 2020 o aniversário de 40 anos da visita do primeiro papa ao Brasil.

comshalom

Em 2020 comemoramos quarenta anos da primeira visita de um Papa ao Brasil. O bispo de Roma chegou ao Brasil a bordo de um DC-10 da Alitalia e ao desembarcar João Paulo ll ajoelhava e beijava o solo Brasileiro no 30 de junho de 1980. O pontífice permaneceu no país durante 12 dias e visitou 13 capitais brasileiras.

É extremamente emocionante saber que um santo esteve entre nós em um tempo muito recente. São João Paulo ll é um santo da nossa época e isso deve encher o nosso coração de alegria e esperança.

O Papa em Belo Horizonte

Foto: Foto: Alfredo Rizzutti/ Estadão

Em julho de 1980 a capital mineira recebia a presença do Papa. Da Pampulha a Mangabeira a multidão cantava: A benção João de Deus.

O dia 1º de Julho de 1980 ficou marcado na memória dos mineiros. Quem não se lembra dos cantos, da Avenida Afonso Pena lotada com mais de 1,5 milhão para ouvir o recém-eleito papa João Paulo II, apelidado com carinho pelo povo de “João de Deus”.

Demonstrações de fé e amor não faltaram e até hoje mexem com o coração das pessoas que vivenciaram aquele momento da primeira e, até agora, única visita de um papa na capital.  “Antes de passar a liturgia eucarística propriamente, só mais uma palavra: só o amor constrói só o amor aproxima só o amor faz a união dos homens na sua diversidade”, disse o papa aos mineiros.

Testemunho

Meu Deus, eu com 18 anos vi em minha cidade aquele que viria ser santo. Aquele que chamou os jovens a serem santos de calça jeans. Eu fui com meus pais. Benditos pais que me formaram na fé católica, o senhor Mateus e dona Maria, eterna gratidão.

Aqui em Belo horizonte uma multidão cantava: “A benção João de Deus” e “Hei hei hei o Papa é nosso rei”. Cantávamos a musica a Barca que recentemente soube que é de origem Eslava e foi muito cantada pelos jovens Poloneses. Ouvimos o Papa dizer: Jovens, que Belo Horizonte! O Papa nunca os esquecerá.

Realmente eu não fui esquecida. Hoje, com 58 anos, casada a 37 anos e com quatro filhos (dois já estão no céu), trilho o caminho de Consagração na Comunidade Católica Shalom. Fui a Jornada Mundial na Polônia e percorri os caminhos de São João Paulo ll e o nome que escolhi para meu filho é João Paulo. Este santo é muito presente no meu lar e aos meus 18 anos nunca imaginaria que ele estaria sempre tão por perto.

Quando ainda jovem o papa João Paulo veio a minha cidade, já senhora eu fui para a JMJ na Cracóvia. Conta-nos Ione Maria, missionaria da comunidade Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *