Formação

Há uma só morte e uma só ressurreição dos mortos

comshalom

O desígnio de nosso Deus e Salvador em relação ao homemceleste consiste em levantá-lo de sua queda e fazê-lo voltar, do estado deinimizade ocasionado por sua desobediência, à intimidade divina. A vinda deCristo na carne, os exemplos de sua vida apresentados pelo Evangelho, a paixão,a cruz, o sepultamento e a ressurreição não tiveram outro fim senão salvar ohomem, para que, imitando a Cristo, ele recuperasse a primitiva adoção filial.

Portanto, para atingir a perfeição, é necessário imitara Cristo, não só  nos exemplos de mansidão, humildade e paciência que elenos deu durante a sua vida, mas também imitá-lo  em sua morte, como dizSão Paulo, o imitador de Cristo: Tornado-se semelhante a ele na sua morte, paraver se alcanço a ressurreição dentre os mortos (Fl 3,10)

Mas como poderemos assemelhar-nos a Cristo em sua morte?Sepultando-nos com ele por meio do batismo. Em que consiste este sepultamento equal é o fruto dessa imitação? Em primeiro lugar, é preciso romper com a vidapassada. Mas ninguém pode conseguir isto se não nascer de novo, conforme apalavra do Senhor, porque o renascimento, como a própria palavra indica, é ocomeço de uma vida nova. Por isso, antes de começar esta vida nova, é precisopôr fim à antiga. Assim como, no estádio, os que chegam ao fim da primeiraparte da corrida, costumam fazer uma pequena pausa e descansar um pouco, antesde iniciar o retorno, do mesmo modo, era necessário que nesta mudança de vidainterviesse a morte, pondo fim ao passado para começar um novo caminho.

E como imitar a Cristo na sua descida à mansão dosmortos? Imitando no batismo o seu sepultamento. Porque os corpos dos batizadosficam, de certo modo, sepultados nas águas. O batismo simboliza, pois, adeposição das obras da carne, segundo as palavras do Apóstolo: Vós tambémrecebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que éde Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível. Com Cristo fostessepultados no batismo (Cl 2,11-12). Ora, o batismo, por assim dizer, lava aalma das manchas contraídas por causa das tendências carnais, conforme estáescrito: Lavai-me e mais branco do que a neve ficarei (Sl 50,9). Por isso,reconhecemos um só batismo de salvação, já que é uma só a morte que resgata omundo e uma só a ressurreição dos mortos, das quais o batismo é figura. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *