Formação

Imaculada Conceição, um santo e profundo mistério de fé

O segundo dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original, afirma que desde o primeiro instante da existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus do pecado, porque ela estava cheia de graça divina.

comshalom

Hoje, dia 08 de dezembro, vamos fazer memória da Doce Mãe de Jesus, com o título de Imaculada Conceição. O papel dessa Santa Serva de Deus na economia da salvação não foi fruto do acaso. O Criador não erra o alvo e nem conta com a sorte, pois suas escolhas são perfeitamente conscientes.

Ao escolher a Virgem Maria como Mãe do Salvador, Deus concedeu-lhe a graça de ter nascido imaculada, ou seja, livre da mancha do pecado original. A maior beleza que existe em Maria é que tudo em sua existência se deu por causa e em função de Jesus, portanto, exaltamos, como Igreja, a Solenidade da sua Imaculada Conceição como uma grande graça que lhe foi concedida para que pudesse cumprir em sua vida os desígnios divinos.

Assim, tendo sido escolhida para acolher o Filho de Deus no mundo, a Virgem Maria gozou de favores particulares de Deus, como ensina o Catecismo, em seus artigos 490 e 491: “Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria ‘foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão’. O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como ‘cheia de graça’. Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, ‘cumulada de graça’ por Deus, tinha sido redimida desde a sua conceição”.

>> Reze hoje o Ofício a Imaculada Conceição

Portanto, desse modo nos instrui o dogma da Imaculada Conceição, procla­mado em 1854 pelo Papa Pio IX: “Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.

As virtudes e a santidade da Virgem de Nazaré sempre foram celebradas pelos Padres e pela Igreja no Ocidente e no Oriente. Então, peçamos ao Senhor que essa celebração nos ajude a amar mais a Deus e olhar com mais respeito e gratidão para esse santo canal escolhido por Ele para nos trazer a Salvação, que foi a Virgem Maria, imaculada e livre da culpa original desde sua concepção.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós.

Leia também:

8 motivos para rezar o Ofício da Imaculada Conceição

8 coisas que você precisa saber sobre Imaculada Conceição


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.