Formação

Jesus Cristo – O Pantocrator de Monreale

comshalom

Cassiano Azevedo
Missionário da Comunidade Católica Shalom

Uma palavra sobre aCatedral e o entorno de Monreale.

Quando se entra na catedral de Monreale, um êxtase demaravilha e estupor toma conta do peregrino que fica sem fôlego e sobrelevadopelo senso da beleza e grandiosidade. São 8.000 m² de mosaicoscoloridos e de ouro.

A harmônica disposição das linhas arquitetônicas, a profusãodos mosaicos iconográficos e a rica simbologia fazem deste edifício um dos maissacros e belos do mundo.

Está situado no vértice do monte Caputo sobre um platô quedomina a concha d’ouro, chamada assim porque quando o sol bate nas plantaçõesde laranjas da sua encosta, percebem-se reflexos dourados. De sua torre se vê o golfo de Palermo, aconcha d’ouro e a vizinha cidade de Palermo, capital da Sicília, a maior ilhameridional da Itália.

A Catedral de Monreale foi construída durante o reinado deGuglielmo II (1172-1189) que a ofertou à Virgem Mãe de Deus. Sua arquitetura éuma fusão das influências da civilização ocidental latino-germânica, do Orientebizantino e árabe.

 

Descrição e interpretaçãoda obra

A grandiosa imagem do Cristo Pantocrator (Onipotente), centro de convergência do Antigo e doNovo Testamento está representada em mosaicos na imensa ábside (1 quarto da esfera) dopresbitério, no centro de toda a concepção arquitetônica e decorativa dacatedral. Daí, Ele domina os olhares dos que entram no templo.

As proporções da imagem são impressionantes: a cabeça com abarba mede 3m; a mão direita mede 1,80m, sendo 7m a altura total e 13,30m alargura total até a base.

 A sua cabeça éenvolvida por um nimbo de ouro cruciforme onde está escrito à direita e àesquerda em grego: Jesus Cristo o Pantocrator.Ele estende a mão direita e abençoa ao modo grego segurando os dois últimosdedos com o polegar indicando o número oito; isto significa que a primeiracriação foi feita em seis dias e no sétimo descansou; enquanto a nova criaçãofeita pelo sangue do Cordeiro de Deus que obedeceu até a morte de cruz foirestaurada num só dia, o oitavo.

O cabelo cai nas costas por detrás das orelhas que ficam àmostra. A barba é curta deixando aparecer o queixo. Com a mão esquerda, Elesegura o livro do Evangelho aberto na página onde em grego e em latim se lê: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue nãoandará nas trevas” (JO 8,12). Os fiéis sempre o veneraram como terrificantemaravilha e o chamaram de O Pai Eterno de Monreale.

Entre as várias representações do Pantocrator esta é uma dasmais célebres e das mais inesquecíveis. Tem o rosto comprido, os olhos largos epenetrantes, o nariz levemente arqueado; a sobrancelha, o olhar, o bigode e aboca direita compreendem uma expressão severa de justo juiz, enquanto oconjunto esquerdo nos transmite a misericórdia.

A imagem de Cristo adulto aparece nos mosaicos da catedralpor 67 vezes e todas são do mesmo tipo, tanto nos lineamentos do rosto como nomodo de pentear os cabelos. O mesmo vale para a roupa e os calçados que nãovariam se não em poucos casos. Aqui se quer exprimir antes de tudo a suanatureza humana e a sua paixão indicada pela cruz representada no nimbo;depois, a sua missão entre os homens, expressa nas palavras do Evangelho e,enfim, a sua divindade recordada pelo título de Pantocrator. O seu olhar chegaa cada ponto e a cada ângulo da igreja e permanece impresso de modoincancelável.

Ele veste uma túnica vermelha dourada que simboliza ahumanidade e um manto azul que traduz sua divindade. A luz sai de seu Corpocomo em toda representação iconográfica dos santos, pois nos lembra que todosnós receberemos um corpo glorioso como o de Cristo. Seu pescoço é muito grosso,pois sua garganta está cheia do sopro do Espírito Santo a ser ministrado para aIgreja.

Ele é o Ressuscitado que por ter passado pela Cruz, recebedo Pai o domínio sobre todo o universo para que ao nome de Jesus se dobre todojoelho dos seres celestes, terrestres e dos que vivem sob a terra e para glóriade Deus, o Pai, toda língua confesse: Jesus é o Senhor Pantocrator. Que assimseja!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *