A experiência comunitária epessoal com a Palavra de Deus é um tema importantíssimo para a vida da Igreja epara a sua ação evangelizadora.
A Palavra de Deus não é apenas umtexto morto, publicado numa coleção de livros chamada Bíblia, mas é o próprioDeus falando àquele que abre o seu coração ao lê-la em oração. Por isso, todasas pessoas precisam ser conduzidas a uma experiência viva com a Palavra de Deuse experimentar que ela transcende o sentido de ‘Sagradas Escrituras’, porquediz respeito a toda a verdade de Jesus Cristo, Verbo encarnado.
A Palavra é Jesus Cristo, o FilhoUnigênito de Deus, Verbo Eterno, já presente na criação do universo, que serevela em toda a história da salvação no Antigo Testamento e que na plenitudedos tempos se fez carne e habitou no meio dos homens. Jesus Cristo é o grandeevento e a plenitude da Revelação, o cumprimento de todas as promessas de Deuse mediador do encontro do homem com Deus. Ele é o cume da Revelação do Deus queé Amor, já atestada no Antigo e Novo Testamento.
Antes do evento da Ascensão, Eleconferiu a Sua autoridade aos apóstolos, que a transmitiram à Igreja, que poresse motivo tem a custódia da Palavra de Deus e a transmite à humanidadeatravés da pregação, dos sacramentos e do testemunho de vida, conservando-a einterpretando-a corretamente através do seu Magistério.
Lectio Divina: experiência com a Palavra viva
Em maio deste ano aconteceu emBrasília a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O tema central, pouco faladopela mídia, que prefereiu abordar pontos polêmicos, como sempre, foi a Palavrade Deus como animadora de toda a vida pastoral da Igreja. Na mensagem final,exortaram ao aprofundamento do estudo dos textos bíblicos, que muito mais queserem estudados, devem ser vividos nas e pelas comunidades. Convidaram, assim,toda comunidade eclesial a conhecer melhor a Palavra de Deus e a acolhê-la,para comunicá-la ao mundo.
Como instrumento para que isso serealize apontaram a leitura orante da Bíblia. Leitura esta que leva a pessoa aassimilar a Palavra de Deus para que se torne vida em cada um. Existem muitosmétodos de leitura orante da Bíblia, mas dentre eles os Bispos do Brasilescolheram a Lectio Divina.
E por que a Letio Divina? Simples, porque não adianta termos uma série deatividades envolvendo a Bíblia, enquanto palavra escrita. É preciso que hajauma mudança de vida, produzida pela Palavra vivida, experimentada. E isso éalcançado na medida em que o texto sagrado é assimilado e posto em prática navida de cada um.
A “animação bíblica de todapastoral”, termo que tem sido muito utilizado hoje nas paróquias, não significasomente colocar em primeiro lugar a Bíblia, mas sim Jesus, que é a Palavra vivade Deus. Cristo se encontra de forma toda particular na palavra escrita, mas oencontro com a Palavra, não é o encontro com um texto escrito, é o encontro comuma pessoa viva, que é Jesus. Esse encontro é proporcionado pelo Espírito deDeus, e a leitura orante é um dos momentos privilegiados para que ele aconteça.
Excelente texto, sou assembleiano, e vejo grande sabedoria neste texto. Glórias à Deus!