Formação

Jesus é a Palavra viva de Deus

comshalom

A experiência comunitária epessoal com a Palavra de Deus é um tema importantíssimo para a vida da Igreja epara a sua ação evangelizadora.

 A Palavra de Deus não é apenas umtexto morto, publicado numa coleção de livros chamada Bíblia, mas é o próprioDeus falando àquele que abre o seu coração ao lê-la em oração. Por isso, todasas pessoas precisam ser conduzidas a uma experiência viva com a Palavra de Deuse experimentar que ela transcende o sentido de ‘Sagradas Escrituras’, porquediz respeito a toda a verdade de Jesus Cristo, Verbo encarnado.

 A Palavra é Jesus Cristo, o FilhoUnigênito de Deus, Verbo Eterno, já presente na criação do universo, que serevela em toda a história da salvação no Antigo Testamento e que na plenitudedos tempos se fez carne e habitou no meio dos homens. Jesus Cristo é o grandeevento e a plenitude da Revelação, o cumprimento de todas as promessas de Deuse mediador do encontro do homem com Deus. Ele é o cume da Revelação do Deus queé Amor, já atestada no Antigo e Novo Testamento.

 Antes do evento da Ascensão, Eleconferiu a Sua autoridade aos apóstolos, que a transmitiram à Igreja, que poresse motivo tem a custódia da Palavra de Deus e a transmite à humanidadeatravés da pregação, dos sacramentos e do testemunho de vida, conservando-a einterpretando-a corretamente através do seu Magistério.

 Lectio Divina: experiência com a Palavra viva

 Em maio deste ano aconteceu emBrasília a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O tema central, pouco faladopela mídia, que prefereiu abordar pontos polêmicos, como sempre, foi a Palavrade Deus como animadora de toda a vida pastoral da Igreja. Na mensagem final,exortaram ao aprofundamento do estudo dos textos bíblicos, que muito mais queserem estudados, devem ser vividos nas e pelas comunidades. Convidaram, assim,toda comunidade eclesial a conhecer melhor a Palavra de Deus e a acolhê-la,para comunicá-la ao mundo.

 Como instrumento para que isso serealize apontaram a leitura orante da Bíblia. Leitura esta que leva a pessoa aassimilar a Palavra de Deus para que se torne vida em cada um. Existem muitosmétodos de leitura orante da Bíblia, mas dentre eles os Bispos do Brasilescolheram a Lectio Divina.

 E por que a Letio Divina? Simples, porque não adianta termos uma série deatividades envolvendo a Bíblia, enquanto palavra escrita. É preciso que hajauma mudança de vida, produzida pela Palavra vivida, experimentada. E isso éalcançado na medida em que o texto sagrado é assimilado e posto em prática navida de cada um.

 A “animação bíblica de todapastoral”, termo que tem sido muito utilizado hoje nas paróquias, não significasomente colocar em primeiro lugar a Bíblia, mas sim Jesus, que é a Palavra vivade Deus. Cristo se encontra de forma toda particular na palavra escrita, mas oencontro com a Palavra, não é o encontro com um texto escrito, é o encontro comuma pessoa viva, que é Jesus. Esse encontro é proporcionado pelo Espírito deDeus, e a leitura orante é um dos momentos privilegiados para que ele aconteça.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *