Institucional

Jesus ressuscitou que diferença faz?

comshalom

maria reconhecer jesus ressuscitado

Talvez você tenha feito essa pergunta explicitamente ou somente no coração. Qual é a diferença prática e concreta que a ressurreição de Jesus faz no mundo e em nossas vidas?

Posso dar a você uma resposta de poucas palavras. A mais óbvia diante do fato de que o pecado de Adão e Eva teria o poder de destruir toda a criação se não fosse a ressurreição de Jesus.  A resposta de poucas palavras é esta: A diferença? Sem a morte e ressurreição de Jesus nada, ninguém existiria. Simples assim!

Nós, criaturas de Deus, estamos ligados demais à criatura “tempo”. Tão ligados que nos esquecemos de que Deus nem existe no tempo nem depende dele. Portanto, ao ver o primeiro homem e primeira mulher se rebelarem contra ele, Deus respondeu ao primeiro e maior pecado com o primeiro e maior ato de misericórdia: prometeu criar uma Mulher cuja descendência venceria o mal. Como você sabe, trata-se de Maria e Jesus.

Tivemos que esperar milênios até que chegasse o tempo apropriado para a encarnação, nascimento, vida privada, vida pública, paixão e morte de Jesus. Deus, não. Para ele tudo é presente. Devido à graça eterna da morte e ressurreição de Jesus, a criação não desapareceu quando do pecado do primeiro casal.

Nem tente entender com a lógica humana. Não vai conseguir. Mas entenderá, certamente, as consequências práticas da morte e ressurreição de Jesus. Graças a elas, você: vive, ama, pode voltar atrás, pode arrepender-se, pode relacionar-se, pode pensar, respirar, imaginar, sonhar, sorrir. Por causa delas: nossos machucados cicatrizam, ficamos curados das enfermidades, os medicamentos agem, seu metabolismo funciona, a ciência evolui, a tecnologia existe e se atualiza. Devido a elas, você existe, constrói, decide, lembra-se, relembra, memoriza, tira conclusões, emociona-se, enxerga, cheira, ouve, fala. É por causa delas que os animais e plantas, enormes ou ínfimos, existem, crescem, se reproduzem. Em consequência delas existem todos os minerais, todos os gases, todos os que você ama. Graças a elas você pode dar-se aos outros e a graça de Deus ser dada a você nos sacramentos da Igreja, na Palavra, nos irmãos, nos acontecimentos.

E o mais importante, o que está acima de tudo: graças à morte e ressurreição de Jesus, você pode chamar a Deus de Pai – e ele o é, de fato! – e pode relacionar-se com ele, com Jesus e com Maria no Espírito Santo e ser santificado no amor pelo mesmo Espírito.

Maria Emmir Oquendo Nogueira

Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

TT @emmiroquendo

FB facebook.com\mariaemmirnogueira

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.