Formação

João é a voz, Cristo, a Palavra

comshalom

João era a voz, mas o Senhor, no princípio, era a Palavra(Jo 1,1). João era a voz passageira, Cristo, a Palavra eterna desde oprincípio.

 Suprimi a palavra, o que se torna a voz? Esvaziada desentido, é apenas um ruído. A voz sem palavras ressoa ao ouvido, mas nãoalimenta o coração.

 Entretanto, mesmo quando se trata de alimentar nossoscorações, vejamos a ordem das coisas. Se penso no que vou dizer, a palavra jáestá em meu coração. Se quero, porém, falar contigo, procuro o modo de fazerchegar ao teu coração o que já está no meu.

 Procurando então como fazer chegar a ti e penetrar em teucoração o que já está no meu, recorro à voz e por ela falo contigo. O som davoz te faz entender a palavra; e quando te fez entendê-la, esse som desaparece,mas a palavra que ele te transmitiu permanece em teu coração, sem haver deixadoo meu.

 Não te parece que esse som, depois de haver transmitidominha palavra, está dizendo: É necessário que ele cresça e eu diminua? (Jo3,30). A voz ressoou, cumprindo sua função, e desapareceu, como se dissesse:Esta é a minha alegria, e ela é completa (Jo 3,29). Guardemos a palavra; nãopercamos a palavra concebida em nosso íntimo.

 Queres ver como a voz passa e a palavra divina permanece?Que foi feito do batismo de João? Cumpriu sua missão e desapareceu; agora é obatismo de Cristo que está em vigor. Todos cremos em Cristo e esperamos dele asalvação: foi o que a voz anunciou.

 Justamente porque é difícil não confundir a voz com apalavra, julgaram que João era o Cristo. Confundiram a voz com a palavra. Mas avoz reconheceu o que era para não prejudicar a palavra. Eu não sou o Cristo (Jo1,20), disse João, nem Elias nem o Profeta. Perguntaram-lhe então: Quem és tu?Eu sou, respondeu ele, a voz que grita no deserto: “Aplainai o caminho doSenhor” (Jo 1,19.23). É a voz do que grita no deserto, do que rompe o silêncio.Aplainai o caminho do Senhor, como se dissesse: “Sou a voz que se faz ouvirapenas para levar o Senhor aos vossos corações. Mas ele não se dignará viraonde o quero levar, se não preparardes o caminho”.

 O que significa: Aplainai o caminho, senão: Orai como sedeve orar? O que significa ainda: Aplainai o caminho senão: Tende pensamentoshumildes? Imitai o exemplo de João. Julgam que é o Cristo e ele diz não seraquele que julgam; não se aproveita do erro alheio para uma afirmação pessoal.Se tivesse dito: “Eu sou o Cristo”, facilmente teriam acreditado nele, pois jáera considerado como tal antes que o dissesse. Mas não disse; pelo contrário,reconheceu o que era, disse o que não era, foi humilde. Viu de onde lhe vinha asalvação; compreendeu que era uma lâmpada e temeu que o vento do orgulhopudesse apagá-la. (Sermão 293, 3: Patrologia Latina. 38, 1328-1329)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *