Igreja

João Paulo I será beatificado em 4 de setembro de 2022

Conhecido como ‘Papa do Sorriso’, Albino Luciani é o sexto pontífice do século XX a passar pelo processo de beatificação.

comshalom

A Santa Sé divulgou a data da beatificação do Papa João Paulo I, dia 4 de setembro de 2022. A Missa, que elevará as honras dos altares o pontífice que governou a Igreja por apenas 33 dias, será celerada pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro.

Conhecido como “Papa do Sorriso”, Albino Luciani foi eleito pontífice em 1978. Pouco mais de um mês no cargo, o Papa João Paulo I morreu vítima de um ataque cardíaco. Ele é sexto pontífice do século XX a passar pelo processo de beatificação. Quatro já foram canonizados: João Paulo II, João XXIII, Paulo VI e Pio X.

Milagre para beatificação aconteceu na Argentina

O milagre atribuído a intercessão do Papa João Paulo I foi registrado em 23 de julho de 2011 em Buenos Aires, na Argentina. Uma menina de 11 anos se recuperou inexplicavelmente de uma encefalopatia inflamatória aguda grave e de um quadro descrito pelos médicos como epilepsia maligna refratária e choque séptico, após vários meses de internação e com prognóstico muito negativo.

A menina se recuperou após sua vida ter sido confiada à intercessão do Papa João Paulo I. Esta inciativa foi responsabilidade do pároco da paróquia à qual pertencia ao hospital. Os médicos não conseguiram encontrar nenhuma explicação científica para a recuperação da menina.  

O Papa do Sorriso

Apesar do pontificado breve, o Papa João Paulo I entrou no coração de milhões de pessoas por sua simplicidade, humildade e seu sorriso evangélico. A fama de santidade se espalhou rapidamente. Muitas pessoas simples pediram a abertura do processo de canonização. Em 1990, os 226 bispos da Conferência Episcopal Brasileira também assinaram uma petição solicitando a apresentação da causa ao então Papa João Paulo II. 

Durante o processo de beatificação foi colhido testemunhos de 21 pessoas sobre o período do pontificado e a morte de João Paulo I. Uma das testemunhas ouvidas foi o Papa Bento XVI. Foi a primeira vez que um pontífice emitiu um testemunho sobre um predecessor. 

Filme João Paulo I – O sorriso de Deus

Com informações de Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.