Formação

John Lennon?!! Britney Spears?!!

comshalom

Artigo da Revista Shalom Maná 2006
por Kalil Werner

Olhando para um passado, não muito distante, encontramos uma das figuras mais conhecidas das últimas décadas, o líder beatle John Lennon.

Olhando para o presente, reconhecemos outra personalidade, talvez no mesmo patamar de notoriedade do beatle, a “mulher mais sexy do mundo”, Britney Spears.

John Lennon, em sua época, foi um dos ícones do rock in roll e da revolução sexual, num tempo em que o movimento hippie se declarou ao mundo, buscando “paz e amor”, não de forma plena, mas em pequenos fragmentos: libertinagem, drogas, sexo sem compromisso com o outro, a prática do prazer pelo prazer. Enfim, quem não conhece a tão polêmica música “Imagine”? John Lennon foi um ídolo cultuado em sua época, e ainda hoje na memória de muitos.

Britney Spears… Votada através da Internet, foi eleita “A Mulher Mais Sexy do Mundo”.

Você lá sabe o que é isso? Se não sabe, saiba que é muita… muita coisa! Em um mundo que preza a beleza física acima de tudo, você pode ter certeza que ela atingiu o topo.

A partir daí começamos a ver algumas relações entre o beatle e a cantora.

Os dois são ídolos de tempos diferentes, sustentados sobre valores diferentes, um na liberação do prazer e da rebeldia, outro no culto ao corpo, na fantasia.

John Lennon deixou seu legado até os dias de hoje. Os Beatles foram um dos maiores fenômenos da mídia de todos os tempos. Pessoas ficavam ensandecidas diante deles. Todos vimos imagens de garotas que aparavam, com a boca, a saliva beatle da sacada dos hotéis. E um exemplo a ser seguido, dado por eles, em retribuição aos fãs, era o uso de drogas. Quantas pessoas não seguiram, da mesma maneira, as idéias de liberação sexual pregadas pelo ídolo John?!

Britney Spears (não sei se ela sabe) tornou-se um símbolo da cultura em que vivemos: prazer, beleza e aceitação, através da fama, acima de tudo. Seu casamento relâmpago, a supervalorização do seu corpo e o seu beijo em Madonna, são exemplos concretos, dados por ela, para a nossa juventude, já que ela está sujeita a tomar, impelida pela mídia, Britney Spears como espelho.

Apurando um pouco o olhar, podemos facilmente ver que os dois são expoentes máximos de épocas distintas.

O jovem sempre procurou, em todas as épocas, um espelho. Porém, poucas vezes se deu conta de que o espelho só pode refletir o que está diante dele, ou seja, se você está diante de um espelho, a imagem que você quer ver, claro, é a sua. Mas, se você usar Britneys ou Lennons como espelho, a imagem que você vai conseguir será Britneys ou Lennons, nunca será a sua.

Devo afirmar que não tenho nada contra a pessoa dos dois, ambos descobriram dentro de si força, perseverança, determinação e talento que os fizeram sobreviver a tantos momentos de dificuldade durante a vida. Mas seus valores não devem servir de espelho para a juventude.

O mundo de hoje está repleto de ídolos fabricados, que tentam suprir os nossos sonhos, transferindo os nossos desejos para coisas que, na verdade, se mostram, com o tempo, ineficazes, que não satisfazem, que apenas iludem os nossos anseios. Recebemos pequenas doses de satisfação, que nos fazem esquecer das inquietações reais que habitam dentro de nós.
O único espelho que refletirá você mesmo será Cristo.

Esse Espelho não irá mostrar características de outros, mas apenas as suas. Só Ele conhece você, a ponto de poder mostrá-lo para si mesmo, fazendo com que você não apenas se veja, mas saiba do que você é feito e do que é capaz. Isso fará com que você possa buscar seus próprios ideais e sonhos, não os da Britney Spears ou os de John Lennon, mas os seus, que depositados em Deus serão, sempre, mais altos e mais profundos.

Por isso, é preciso que o jovem de hoje passe a viver a realidade e não desperdice seu tempo, sua juventude, sua vida e grandeza passeando por um mundo enorme de espelhos, que ora aparecem, ora desaparecem, e nunca refletem a realidade, o sentido do existir, o motivo pelo qual somos e fazemos. Um olhar ao redor, de dentro para fora, fará mudar a nossa vida.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *