Shalom

Jovem em missão polonesa partilha sobre a experiência de servir aos refugiados em Varsóvia

Gosia Kopania foi responsável por ensinar o polonês a mães ucranianas.

comshalom

A polonesa Gosia Kopania foi responsável por um importante serviço da Comunidade Shalom aos refugiados ucranianos acolhidos em Varsóvia: o ensino do idioma local. Cerca de 100 mães e seus filhos foram acolhidos em uma casa de retiro vizinha à casa comunitária da Missão Shalom em Varsóvia. E a comunicação era o desafio para muitas delas, pois não sabiam falar nenhum idioma além do ucraniano. A partilha de Gosia será apresentada neste domingo na Convenção Shalom 40 anos, que aprofunda o tema “Amigos dos Pobres”.

Gosia conta que cinco meses antes do início da guerra na Ucrânia pediu à Comunidade para partir em missão. A expectativa dela era ser enviada para outro país ou mesmo para o Brasil, a fonte do Carisma. Duas semanas antes da resposta chegar, a guerra começou e logo a paróquia onde fica a Missão Cracóvia decidiu acolher mães e filhos ucranianos, que foram hospedados em uma casa de retiro vizinha à Casa Comunitária.

De acordo com a jovem em missão, Deus foi despertando nela o desejo por permanecer na cidade e servir aos refugiados. “No mesmo dia que recebi a resposta, nós fizemos uma reunião e decidimos começar nosso serviço com os refugiados. Isso foi umas cinco horas antes de eu receber minha resposta e eu pensei: ‘Meu Deus, eu queria tanto ficar aqui nessa casa em Varsóvia mesmo porque a verdadeira missão acaba de nascer aqui com esse trabalho com os refugiados’. E eu tive um forte desejo de ficar. Esse desejo se realizou umas cinco horas depois quando eu recebi a resposta”, lembra.

O Espírito Santo deu a compreensão dos idiomas

De acordo com a jovem em missão, Deus deu a ela a graça de ganhar uma irmã ucraniana e que, do serviço aos refugiados, brotaram verdadeiras amizades. Gosia lembra ainda que a barreira do idioma foi misteriosamente superada pela graça do Espírito Santo.

“Foi uma experiência extraordinária. Eu não tenho irmãs, só tenho irmãos. Eu sentia, na verdade, que tinha encontrado uma irmã minha. Ela não falava polonês nem inglês. Então eu falava polonês, ela falava ucraniano e a gente entendia 95% da conversa. Às vezes precisava do google tradutor para entender algumas coisas, mas na maioria das vezes a gente entendia tudo. Além de mim, alguns missionários brasileiros também conseguiam entender o que elas falavam. Então foi a graça mesmo, o Espírito Santo atuando lá e nos dando entendimento”.

 

Mãe ucraniana também vai testemunhar na Convenção

Além da polonesa, também vai partilhar neste dia dedicado aos pobres uma mãe ucraniana que participa da Convenção Shalom 40 anos com a Missão de Varsóvia. Você pode acompanhar o testemunho da ucraniana Nathália AO VIVO através do site: 40anos.comshalom.org/cobertura/ 

Serviço

Convenção Shalom 40 anos 
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom- Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos

[ACOMPANHE AO VIVO A CONVENÇÃO SHALOM 40 ANOS]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.