Formação

Jovens, ão o futuro?

comshalom

 Quando o mundo diz que os jovens são o futuro, não o dizapenas porque somos os adultos de amanhã, nem para fugir da própriaresponsabilidade ou para transferir aos jovens algo concreto e sério a fim deque eles amadureçam. Por trás desta afirmativa está uma crença muito forte quediz estar na juventude o potencial de mudança. A cabeça dos jovens planeja ofuturo. Esta geração é um celeiro de idéias. O mundo confia não só naimaginação, mas na capacidade dos jovens!

Quando se acredita que os jovens podem mudar o mundo éporque o potencial de realizar vai além do imaginar. Sua disposição e seu vigoralimentam a semente dos sonhos e aspirações de um mundo novo.

Ser o futuro é muito mais que ser o povo de amanhã; é ser opai e a mãe, o professor e o médico, o engenheiro e o advogado, o padre, oconsagrado…

Ser o futuro é hoje imaginar, sonhar, projetar, mais queisso, empenhar-se em realizar.

Desde a época dos nossos pais se diz que os jovens são ofuturo do Brasil. O mundo projeta na juventude a promessa de um mundo melhor.Neles se coloca a expectativa de que as coisas sejam diferentes. A esperançanos jovens sempre foi assim. Os jovens são o futuro do país, o mundo fala issoem todas as línguas. A sociedade espera da juventude o que não pôde realizar;espera de nós o que desistiu de tentar; espera que tenhamos a coragem quemuitos não tiveram. Espera tudo isso porque sabe que a ousadia é própria dosjovens.

Percebemos, então, que nós não podemos mudar o mundo. Quetoda esta expectativa, mais dia menos dia será frustrada. Tantos planos eprojetos não se realizarão por nossas mãos. E quanto mais o tempo passapercebemos quão verdadeiras são as nossas limitações e quanto já se passou semque fizéssemos algo grandioso.

Toda esta expectativa de mudança é reflexo de um mundo quedeseja a vida eterna. Espera-se que alguém ou algo de alguma forma se manifestee que aconteça logo. Por isso a geração seguinte. Por isso pessoas diferentesdas que eles já conhecem. Por isso jovens tão ousados e corajosos, tãocriativos e livres.

Bem que devíamos ter protestado contra essa idéia quandotínhamos apenas doze anos e escutamos esta frase pela primeira vez… Oupoderíamos ter esquecido tudo isso, sem impor, a nós mesmos, tamanharesponsabilidade.

Mas, temos que encarar o futuro. E para concretizá-loprecisamos viver bem o presente. O mundo canta: “deixa acontecernaturalmente…” Nós, porém, como jovens cristãos, somos chamados a viversobrenaturalmente. Aderindo aos planos de Deus promovemos a transformação domundo. Conformado-nos à Sua vontade, mudando nosso presente, nos projetamos numamanhã completamente novo. Afinal, Cristo é a eterna novidade.

Quando somos plenamente jovens já somos santos, pois somosaquilo que Deus quer que sejamos. Nós respondemos! Mas, é Ele quem nos leva,nos impulsiona para o futuro, nos lança em águas mais profundas, nos capacita eSua Vontade acontece. Ser jovem, é ser o que Deus pensa de nós como nos ensinouTeresa, a santa jovem de Lisieux. Quando somos jovens, vivemos o presente aopasso que renovamos a promessa de ser o futuro.

A esperança não é apenas dos nossos pais, professores, dasociedade ou dos nossos amigos, mas, principalmente, de Deus, que nos constituiseus filhos pelo Filho para n’Ele revelarmos o Pai e a esperança na vidaeterna.

É próprio do ser humano desejar a plenitude, sonhar com oeterno, com o perfeito. E nós que conhecemos a Deus, o Perfeito, o Pleno, oEterno, o Amor, testemunhamos como seus filhos este Céu.

Vivendo esta filiação realizaremos mudanças maiores que oque poderíamos planejar. Com Ele a nossa frente percorremos todos os caminhos.Vivemos uma juventude reconstruída pelo Amor e sem medo testemunhamos que aesperança é Cristo e que é esta esperança que nos faz ser jovens. Não umajuventude “de idade”, porque essa passa. Mas a juventude de esperar em Deus.

Com muita tranquilidade vamos acolhendo esta missão pessoalde mudar o mundo e de resplandecer a esperança no Cristo. Testemunhamos para omundo a liberdade de não apenas esperar, mas de depender totalmente de Deus.

Assim, o mundo poderá deixar de esperar dos jovens, passandoa desejar ser jovem, porque jovem é aquele que se lança e ousa em Deus. E comtantos jovens o mundo poderá ser transformado. A esperança de que isto aconteçano futuro poderá ser vivida no presente. O que era distante e apenas promessapassa a ser real. E tudo isso não podemos entender, mas em Cristo podemos vivera esperança de ser o futuro.

Lorena Soares
Missionária da Com. Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *