Notícias

Jovens da Obra Shalom de Fortaleza criam grupos de oração em escolas

Os grupos são protagonizados por jovens do Centro de Evangelização Shalom de Fátima com o objetivo de apresentar Jesus Cristo a outros jovens

comshalom
Grupo de Oração Israel | Foto: Arquivo Pessoal

Em Fortaleza, jovens da Obra Shalom, criaram uma iniciativa de evangelização nas escolas: grupos de oração na hora do intervalo.

Os grupos são protagonizados por jovens do Centro de Evangelização Shalom de Fátima com o objetivo de apresentar Jesus Cristo a outros jovens; todos os membros do núcleo vivem a espiritualidade da Comunidade e, através dos carismas do Espírito, relatam grupos cheios de louvor, dons carismáticos e testemunhos da ação da graça de Deus.

Na missão de Fortaleza, já havia grupos de oração nas escolas, mas, após a pandemia, eles levaram um tempo para retomar. Esses grupos são uma iniciativa eficaz para alcançar a juventude que está distante de Deus e da Igreja, oferecendo uma abordagem criativa e corajosa que caracteriza o nosso estilo de evangelização.

O retorno aconteceu após a animação e o incentivo do coordenador do Projeto Juventude para Jesus (PJJ), do Shalom de Fátima, João Marcos, missionário da Comunidade de Vida, para que os jovens protagonizaram ainda mais a evangelização em seus colégios. João também acompanha e orienta os que coordenam os grupos, dando dicas e novas ideias de como “afinar” a evangelização e tornar os encontros mais atrativos para os demais jovens.

Grupo Berith

O grupo Berith, do Colégio Nossa Senhora das Graças, está localizado próximo ao Centro de Evangelização Shalom de Fátima. Letícia Mamede, de 16 anos, relata que o grupo já existe há vários anos, atravessando gerações da escola. Foi fundado por um estudante, o jovem Vitinho, que hoje é o Padre Vitor Aragão, missionário da Comunidade de Vida.

Letícia, que faz parte do núcleo atual do grupo, destaca que durante uma oração “Deus rompeu com muitas barreiras presentes em nosso coração que nos impediam de doar-nos inteiramente ao serviço.” O grupo Berith acontece toda sexta-feira de 9h35 às 10h, e tem uma programação variada, com oração, partilha, pregação e momentos especiais. 

Grupo Magnificat

O grupo Magnificat funciona na Escola Adauto Bezerra e acontece toda terça-feira tanto nos turnos da manhã quanto da tarde. “Os encontros são muito rápidos, porque só temos 20 minutos, mas são bem fortes. Fazemos Fraternidade e oração em tempo reduzido e uma semana fazemos pregação também”, diz Marcelly, uma das núcleos do grupo. Os jovens que participam testemunham curas, conversões e apoio dos profissionais que trabalham na escola.

Grupo Israel

Já o grupo Israel liderado pelo jovem Pedro Formoso, 16 anos, acontece às terças-feiras, das 12h30 às 13h10, no Colégio Cívico Militar Batalha do Riachuelo. Pedro conta que, desde o ano passado, sentia em seu coração o desejo de fundar um grupo na escola. No entanto, como ainda não havia jovens envolvidos com a Obra Shalom em seu colégio, ele hesitou em começar.

Contudo, ao rezar, suplicando a graça de Deus, ele iniciou o projeto. Pedro relata que um dos momentos mais marcantes foi quando uma menina testemunhou seu desejo de ser santa e de amar a Deus acima de todas as coisas.

Grupo Israel – Colégio Cívico Militar Batalha do Riachuelo

Com a bandeira do acolhimento, apoiados no pensamento do Papa Francisco, os grupos de oração nas escolas são espaços para uma Igreja que acolhe a todos. Há espaço para a fraternidade e também para o ecumenismo, outros jovens cristãos participam dos grupos que são católicos, mas precisam acolher todas as pessoas, independe de suas crenças.

Assim, cada um deles torna-se a manifestação de uma Igreja que acolhe e abraça, apresentando a face amorosa e misericordiosa do Pai.

 

Por Eduardo Gomes Ferreira


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Que top! O grupo magnífica é uma benção no meu colégio e no meu coração.
    Muitos jovens da minha escola que por algum motivo se afastaram de Deus, tem a oportunidade de se reencontram com ele no grupo…. Alguns só tem esse momento da semana para ter um momento com Jesus, e é por meio do magnífica que isso ocorre.
    Esse grupo salva muitoooo. Fico muito feliz por divulgarem. Como é lindo ser católico!