Igreja

Jubileu 2025: Porta Santa na Basílica de Santa Maria Maior é aberta nesta quarta

O Ano Santo conta ainda com mais quatro Portas Santas nas basílicas de São Pedro, São João de Latrão e São Paulo fora-dos-muros, além da extraordinária no presídio de Rebbibia.

comshalom
Foto: CPPIPASipa USA via Reuters

A quarta Porta Santa do Jubileu da Esperança foi aberta nesta quarta-feira, 1º de janeiro. O rito solene foi presidido pelo arcipreste coadjutor, o cardeal lituano Rolandas Makrickas. Além de Santa Maria Maior, já foram abertas as portas santas das basílicas de São Pedro e São João de Latrão e a extraordinária no presídio de Rebbibia. Mais uma porta será aberta no próximo domingo, 5, dessa vez na basílica de São Paulo Fora dos Muros.

| Leia também: Conheça os pacotes da Comunidade Shalom para o Jubileu dos Jovens 2025

 “Todo peregrino que atravessar a Porta Santa deste primeiro santuário mariano do Ocidente durante o Ano Jubilar, se colocará em oração diante do ícone da Mãe de Deus e sairá com uma sensação especial, com a certeza de que a Mãe celeste o acompanha”, disse o cardeal se referindo ao ícone de Maria Salus Populi Romani.

O cardeal também chamou atenção para a relíquia do Berço Santo de Jesus, que os peregrinos poderão contemplar na basílica. “Deste testemunho silencioso do nascimento do Filho de Deus, a humanidade começou a contar os anos da época cristã. Pensemos nisso: o nosso tempo se define precisamente a partir deste Berço!”

Jubileu da Esperança

A cada 25 anos, a Igreja celebra um jubileu, período marcado pela reconciliação, perdão e renovação espiritual. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu 2025 será uma oportunidade para todos os católicos celebrarem a misericórdia de Deus. O Ano Santo na Igreja foi aberto no dia 24 de dezembro, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa na Basílica de São Pedro.

| Saiba mais: Peregrinos da Esperança: O que é o Jubileu da Igreja?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.