Formação

Lectio: Eu, porém, vos digo…

comshalom

José Ricardo
Missionário da Comunidade Católica Shalom

 

Tomemos o Evangelho segundo São Lucas, Lc 6,27-38. Leiaatentamente pelo menos quatro vezes os versículos propostos, em voz alta, ou emmeia voz, procurando responder à pergunta: O que o texto diz? Em seguidareleia, silenciosamente, ouvindo de Deus o que o texto lhe diz pessoalmente.Esta é a meditação. Diante de tudo o que lhe foi revelado, faça sua oração,seja de louvor, súplica ou intercessão. E, por fim, continue o momento deoração, deixando-se amar pelo Senhor da vida, escutando no coração aquilo queele desejar.

Para mim, esse é um dos trechos mais desconcertantes,embaraçosos, difíceis e desafiadores dos evangelhos.

As orientações de Jesus são claras: “Amai”, “Fazei o bem”,“Abençoai”, “Orai”, “Emprestai”, “Perdoai”, “Dai”. E ainda: “Sede misericordiosos”,“Não julgueis”, “Não condeneis”.

  E com quem praticar também: “Osvossos inimigos”, “aos que vos odeiam”, “os que vos amaldiçoam”, “os que vosdifamam”, “os que te ferem na face”, “os que te tiram a capa”, “os que te tomamo que é teu”, “os que te pedem”.

Amar o próximo como a si mesmo quando o próximo é amigo, éaté fácil de entender e aceitar. Agora amar os inimigos, os que nos odeiam,amaldiçoam, difamam, roubam ou tomam o que é nosso é coisa totalmente inédita.No Antigo Testamento era permitido o olho por olho e o dente por dente (lei dotalião). O Novo é mais exigente. A virtude da Justiça manda dar a cada um o quelhe é devido. Portanto o que Jesus pede é ir além da justiça. Amar e fazer obem aos que os amam, os pagãos também o fazem. Mas a quem quiser escutá-lo, Elepede mais e apresenta as razões: “Será grande a vossa recompensa”, “sereisfilhos do Altíssimo” e “porque ele é bom para com os ingratos e maus”. Veja aspalavras que o anjo Gabriel anuncia a Maria sobre Jesus: “Ele será grande eserá chamado Filho do Altíssimo…” (Lc 1,32). Ou seja, a recompensa é opróprio Jesus, ser como Ele.

Se ele nos pede é por que é possível e Ele mesmo dá oexemplo. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Os apóstolos não estariamerrados se invocassem a justiça e o direito diante dos judeus que prenderam eflagelaram Jesus. Mas Ele não permite que Pedro use a espada para defendê-lo ouo pede o socorro das legiões de anjos para livrá-lo. Nem faz um milagre diantede Herodes ou faz ameaça Pilatos para escapar da morte. Ele sabe que cumpre aVontade do Pai e que a justiça definitiva pertence a Deus. A Ele só cabia amar,orar e perdoar os que o condenavam, “pois não sabiam o que estavam fazendo…”(cf. Lc 23,34).

Que tal iniciar sua oração não pelos “inimigos” que talvezvocê não identifique, mas pelos que o ofenderam, ou o agrediram seja compalavras ou com atos. Ou pelos que não lhe deram a atenção, ou enfim pelos quelhe pediram alguma coisa e você não atendeu. Peça perdão por não ter sido capazde praticar esta passagem naquela ocasião. Se conseguir identificar seus“inimigos”, também ore por eles. Suplique a graça de amar como Jesus amou,dando sua vida. Interceda por todos os que lhe prejudicaram intencionalmente ounão. Peça a misericórdia de Deus por você e por eles. Abra-se à ação doEspírito Santo que é capaz de mudar corações de pedra por corações de carne,sensíveis à Vontade de Deus. Relembre as vezes que você amou os difíceis,perdoou, não condenou e nem julgou os outros. Sinta a alegria de ter imitadoJesus, tornando-se filho de Deus. Louve e agradeça, pois foi graça e não méritoseu.

A contemplação dos mistérios de Deus é uma graça, um domgratuito, que requer apenas uma atitude de recolhimento, abertura, aceitação,abandono e confiança. Então se recolha ao mais íntimo do seu coração.Abandone-se no Amor. Confie n’Aquele que só sabe amar e deseja habitar em nóstransformando-nos na imagem do Seu Filho.

Termine este momento, anotando em seu caderno as graçasrecebidas para que nada se perca.

Jesus eu tenho confiança em vós!

Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *