Formação

Linguagem maquiada

comshalom

É comum na atualidade o uso de palavras que distorcem o seu verdadeiro significado. Interrupção da gravidez ou antecipação do parto são exemplos de termos que maquiam a terminologia aborto cujo significado é, ‘expulsão prematura do produto da concepção do útero’, segundo o Dicionário Aurélio.

A todo custo procura-se mascarar o que é feio e mentiroso na tentativa de passar como algo aceitável e correto. Os conceitos objetivos são deste modo, relegados ao território de um relativismo subjetivista, ditador e extremado.

Mesmo quando a mulher faz um aborto dentro do amparo legal, como quando o motivo é estupro, ela não deixou de ter praticado um ato violento contra uma vida e contra si mesma. As conseqüências desse ato repercutem mais negativamente física, psicológica e espiritualmente na mãe do que se ela tivesse optado em levar à frente a gestação.

Outro termo dissimulado é eutanásia que etimologicamente significa boa morte ena prática expressa um conceito oposto que sugere sua etimologia. Como não lembrar do caso da norte-americana Terri Schiavo, mesmo em estado de coma sobreviveu por catorze dias após terem sido desligados os aparelhos, sustentadores de sua vida limitada, a pedido do esposo. Morreu por inanição. Seria essa uma boa morte para uma pessoa?

Já as pílulas do dia seguinte distribuídas em larga escala para a população, pelo Ministério da Saúde, muito embora faltem medicamentos básicos nos postos de saúde, não trazem nenhuma especificação do que realmente são: abortivas.

O discurso lingüístico camuflado ou maquiado é formado por silogismos inconsistentes e falaciosos, encobrem uma mentira e chamam de vida o que, na verdade é morte e degradação, na sabedoria popular todos sabem que nem tudo que reluz é ouro.

Vanderlúcio Souza – bacharel em filosofia

vanderluciosz@yahoo.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.