Jostein Gaarder é um escritor filho de um casal de professores e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias. Na Universidade de Oslo, estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.
No seu mais famoso livro, O mundo de Sofia, traduzido para mais de 50 línguas, uma menina de 14 anos, Sofia Amundsen, começa a receber cartas anônimas com perguntas inquietantes. Através dessas cartas, Sofia se torna aluna de um filósofo, Alberto Knox. Alberto então ensina a ela a história da filosofia de uma maneira mágica e encantadora.
Através das suas lições, Albert faz Sofia pensar sobre várias questões tais como: qual a coisa mais importante do mundo? Mesmo que o ser humano tenha todas as suas necessidades satisfeitas será se ainda resta algo que ele precise? Porque vivemos? De onde viemos? A partir de perguntas tão difíceis, de aventuras e grandes mistérios, Albert apresenta os vários filósofos e suas respostas a essas questões.
Uma das coisas mais belas do livro é a maneira com que o autor apresenta as belezas do nosso mundo e do nosso ser, ele nos faz encantar-se novamente com coisas simples que deixamos de percebe-las por causa da nossa vida apressada, da nossa sociedade que nos faz perder o encanto da vida e do nosso mundo que nos cega e que nos faz parar de pensar. Deveríamos ser como crianças, que se encantam com tudo.
O livro é um convite a sabedoria, e a repensarmos várias coisas importantes que deixamos de lado. É uma ótima maneira de conhecermos a nossa condição e ver a vida de uma maneira mais bela e instigante.
“Não era um tanto esquisito ela não saber quem era? E também não era uma injustiça o fato de ela mesma não poder determinar sua aparência? Isto simplesmente lhe tinha sido imposto ao nascer. Seus amigos, estes sim ela talvez pudesse escolher, mas não tinha tido a chance de escolher-se a si própria. Não tinha sequer decidido ser uma pessoa.”
Livro: O mundo de Sofia, Jostein Gaarder
Anderson Fernandes Pessoa