O trabalho da Igreja Católica para salvar e construir a nossa civilização
Professor Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e pelo ITA e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos. É casado há 34 anos e pai de cinco filhos. Escreveu 59 livros de formação católica. Atualmente apresenta o programa escola da fé na TV Canção Nova.
Lamentavelmente, muitas pessoas tem uma percepção errada sobre a história da Igreja, acusam-na de ser inimiga da razão e das ciências, de ser opressora e violenta. É uma pena pois isso só revela uma falta de conhecimento sobre história e que essas pessoas apenas repetem as mentiras que lhe são contadas por seus professores de história ou por seus amigos que viram um post mentiroso e sem referências no facebook. Em todos esses casos, só confirmam um ódio ideológico e sem razões contra a Igreja.
Esse livro é excelente para conhecer um pouco sobre os grandes feitos da igreja e desmentir tais farsas que são constantemente repetidas. Com excelentes referências como o Dr. Thomas Woods, PhD de Harvard, Daniel Rops, Rodney Stark e muito outros historiadores sérios, eles sim, reconhecem o papel fundamental da igreja na construção da civilização ocidental.
O livro conta como foi o trabalho da Igreja desde a queda de Roma até o dias de hoje. A nossa civilização, tal qual a conhecemos, com as ciências modernas, a economia de livre mercado, a segurança das leis, as artes, música, a razão, arquitetura, universidades, hospitais, tudo isso foi fruto de um longo e persistente trabalho da igreja durante séculos.
O livro ainda fala sobre os grandes cientistas que a Igreja teve. Existe uma quantidade esmagadora, muitos deles padres e monges com grandes feitos em várias áreas como, química, física, astronomia, biologia e outras. Destaco aqui o Padre Georges Lemaítre que propôs a teoria do Big bang da origem do universo, como a igreja pode ser acusada de inimiga das ciências?
O autor comenta que o grande crescimento da ciência só foi possível com a persistência da Igreja em repetir que Deus criou o mundo organizado e com isso poderíamos entender as leis da natureza. A prova disso é que em outras civilizações onde o cristianismo não era presente, quase não há ou não existe contribuição em descobertas científicas. Em outras religiões, como o Islamismo, acreditava-se que o mundo não tinha um comportamento lógico racional e que não existiam leis que o governavam, com esse pensamento, era impossível a ciência.
Hoje, as faculdades não ensinam quais são as suas origens, e com professores doutrinados com um ódio ideológico contra a Igreja, repetem mentiras para seus alunos e assim toda uma farsa é criada em torno. A idade das trevas, como a chamam, foi na verdade um dos períodos mais belos e cheios de luz e conquistas, mas como eles só potencializam os erros fecham os olhos para os incontáveis feitos que a Igreja fez. A Igreja eliminou os costumes repugnantes do antigo mundo, como o infanticídio e combates, e hoje com a sociedade se distanciando da igreja, vemos tais costumes irracionais voltarem sobre um uma capa ideológica. Não seja apenas um repetidor de ideias, procure conhecer a verdadeira história, leia livros.
Anderson Fernandes Pessoa
Livro: Uma história que não é contada, Felipe Aquino
Gostaria de receber notícias de física e religião, já que sou professor de matemática e inspirado na sua sua biografia sou fanático pela física e quero fazer um mestrado em física.
Gostaria que me oriente neste meu objetivo. Ficarei muito grato já que eu sou seu fã há muitos anos.
Obrigado:
ATALIBA.
Olá, Ataliba!
Em relação à religião, o comshalom está repleto de artigos interessantes. Mas no que se refere diretamente à Física, por mais que ela tenha sido inventada (e curiosamente até respeitada) por Deus, não há uma rotina de publicações… Shalom 😉
Bom Dia!
Gostaria de saber uma contra prova sobre este link abaixo que fala mal de São Tomas de Aquino e ressalto que nunca tinha lido uma aberração deste tipo dito por este Doutor da Igreja apenas coisas maravilhosas.
http://teofago.blogspot.com.br/2011/11/santo-tomas-de-aquino.html