Formação

Magnifica

comshalom

E Maria disse: A minh’alma engrandece o Senhor e exulta meuespírito em Deus, meu Salvador (Lc 1, 46-47).

O Senhor, diz ela, elevou-me por um dom tão grande einaudito, que nenhuma palavra o pode descrever e mesmo no íntimo do coração édifícil compreendê-lo. Por isso dedico todas as forças de meu ser ao louvor e àação de graças, contemplando a grandeza daquele que é eterno, e ofereço com aalegria minha vida, tudo que sinto e penso, porque meu espírito rejubila peladivindade eterna de Jesus, o Salvador, que concebido e é gerado em meu seio.

O Poderoso fez em mim maravilhas, e santo é o seu nome! (Lc1,49).

Estas palavras se relacionam com o início do cântico quediz: A minh’alma engrandece o Senhor. De fato, só a alma em quem o Senhor sedignou fazer, exortando os que compartilham seus desejos e aspirações: Comigoengrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome (Sl 33,4).

Quem conhece o Senhor e é negligente em proclamar suagrandeza e santificar o seu nome, será considerado o menor no Reino doCéus (Mt 5, 19). Diz-se que santo é oseu nome porque, pelo seu poder ilimitado, transcendem toda criatura e estáinfinitamente separado de todas as coisas criadas

Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor (Lc 1,54).

Israel é, com razão, denominado servidor do Senhor, porque,sendo obediente e humilde, foi por ele acolhido para ser salvo, como diz Oséias:Quando Israel era criança, eu já o amava (Os 11,1). Aquele que recusahumilhar-se não pode certamente ser salvo, nem dizer com o Profeta: Quem meprotege e me ampara é meu Deus: é o Senhor que sustenta a minha vida! (Sl53,6). Mas, quem se fizer humilde como uma criança, esse é o maior no Reino dosCéus (cf. Mt 18,4).

Como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e deseus filhos para sempre (Lc 1,55)

Trata-se da descendência de Abraão segundo o espírito e nãosegundo a carne, isto é, não apenas dos filhos segundo a natureza, mas de todosque seguiram o exemplo da sua fé , fossem eles circuncidados ou incircuncisos.Pois o próprio Abraão, ainda incircunciso, acreditou e isto lhe foi imputadocomo justiça.

A vinda do Salvador foi, portanto, prometida a Abraão e asseus filhos para sempre, isto é, aos filhos da promessa, dos quais se diz:Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo apromessa (Gl 3,29).

É com razão que, antes do nascimento do Senhor e de João,suas mães profetizam, para que, tendo o pecado começado pela mulher, os benscomecem igualmente por ela; e se foi pela sedução de uma mulher que a morte foiintroduzida no mundo, agora é pela profecia de duas mulheres que se anuncia aomundo a salvação.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *