Formação

Manifestação do mistério escondido

Do Tratado contra a heresia de Noeto, de Santo Hipólito,presbítero.
(Cap. 9-12: PG 10,815-919) (Séc. III).

Único é o Deus que conhecemos, irmãos, e não por outra fonteque não seja a Sagrada Escritura. Devemos, pois, saber o que ela anuncia ecompreende o que ensina. Creiamos no Pai como ele quer ser acreditado;glorifiquemos o Filho como ele quer ser glorificado; e recebamos o EspíritoSanto como ele quer se dar a nós. Consideramos tudo isso, não segundo nossopróprio arbítrio e interpretação pessoal, nem fazendo violência aos dons deDeus, mas como ele próprio nos ensinou pelas santas Escrituras.

Quando sé existia Deus, e não havia ainda nada que existissecom ele, decidiu criar o mundo. Criou-o por seu pensamento, sua vontade e suapalavra; e o mundo começou a existir como ele quis e realizou. Basta-nos apenassaber que nada coexistia e era perfeito em tudo. Nele havia nada além dele, sóele existia e era perfeito em tudo, Nele estava a inteligência, a sabedoria, opoder e o conselho. Tudo estava nele e ele era tudo. E quando quis o como quis,no tempo que havia estabelecido, manifestou o seu Verbo, por quem fez todas ascoisas.

Deus possuía o Verbo em si mesmo, e o Verbo eraimperceptível para o mundo criado; mas fazendo ouvir sua voz, Deus tornou-operceptível. Gerando-o como luz da luz, enviou como Senhor da criação aqueleque é sua própria inteligência. E este Verbo, que no princípio era visívelapenas para Deus e invisível para o mundo, tornou-se visível para que o mundo,vendo-o manifestar-se, pudesse ser salvo.

O Verbo é verdadeiramente a inteligência de Deus que, aoentrar no mundo, se manifestou como o servo de Deus. Tudo foi feito por ele,mas ele procede unicamente do Pai.

Foi ele quem deu a lei e os profetas; e ao fazê-lo,impulsionou os profetas a falarem sob a moção do Espírito Santo para que,recebendo a força da inspiração do Pai, anunciassem o seu designo e a suavontade.

O Verbo, portanto, se tornou visível, como diz São João.Este repete em síntese o que os profetas havia dito, demonstrado que aquele erao Verbo por quem tinham sido criadas todas as coisas: No princípio era o Verbo,e o Verbo estava com Deus; e o Verbo era Deus. Tudo foi feito por ele e sem elenada se fez (Jo 1,1.3). E, mais adiante, prossegue: O mundo foi feito por meiodele, mas o mundo não quis conhecê-lo. Veio para o que era seu, e os seus,porém, não o acolheram (Jo 1,10-11).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *