Formação

Medjugorje: um pronunciamento da Santa Sé

comshalom

Está sempre em foco o caso de Medjugorje, onde, há cerca dequinze anos, se diz que a Virgem Santíssima aparece, enviando mensagens aosfiéis. Muitas pessoas perguntam o que pensar a respeito: podem ser tidas comoautênticas as aparições de Medjugorje? São genuínas as respectivas mensagens? –Os Bispos têm-se pronunciado a respeito, sem que haja até hoje uma palavradefinitiva sobre o assunto.

 Uma Declaração recente da Sala de Imprensa do Vaticanomerece consideração, pois manifesta a solicitude da Igreja, para não perdervalores espirituais associados a Medjugorje (conversões, afervoramentoespiritual, vida sacramental renovada …), como também não ceder a concepçõesfantasiosas, que gerariam uma falsa piedade. O texto abaixo é traduzido doBoletim oficial da Conferência dos Bispos da França (SNOP),

 “Com relação às recentes notícias atinentes a peregrinaçõesa Medjugorje, o Sr. Joaquim Navarro-Valls, Diretor da Sala de Imprensa da SantaSé, fez a seguinte Declaração:

 “Nenhum fato novo se verificou a respeito de Medjugorje.Como foi afirmado em anteriores ocasiões, deve ser mantido o respeito pelacompetência do episcopado local.

 A Propósito, no dia 10 de abril de 1991, os Bispos daex-Iugoslávia declararam:

 “Na base das pesquisas até hoje efetuadas, é impossívelafirmar que se trate de aparições ou revelações sobrenaturais. Todavia apresença de numerosos fiéis que vão a Medjugorje a partir do mundo inteiro,movidos tanto pela fé como por outras razões, exige a atenção e a vigilânciapastorais do Bispo diocesano em primeira instância, mas também requer asolicitude dos outros Bispos, de tal modo que em Medjugorje em relação comMedjugorje, se favoreça uma sadia devoção à Virgem Maria segundo o ensinamentoda Igreja. Todavia verifica-se mais uma vez a absoluta necessidade de continuaro aprofundamento e a reflexão como também a oração diante de um supostofenômeno sobrenatural não bem definido, até que seja pronunciada uma sentençadefinitiva.”

 Este texto pode ser resumido em três itens:

 1) Até o momento presente, a autoridade oficial da Igrejanão vê como admitir aparições e revelações sobrenaturais em Medjugorje. Não háevidência de que se trate aí de intervenções da Virgem Santíssima.

 2) Todavia este julgamento não é definitivo. A Igreja desejaque os Srs. Bispos e teólogos continuem a acompanhar e estudar os fenômenosocorrentes em Medjugorje. – Tal é a posição da Igreja no setor da doutrina. Noda pastoral assim reza o Texto:

 3) Visto que numerosos fiéis vão a Medjugorje e lá recebemnotáveis benefícios tanto de ordem espiritual como de ordem corporal, nada seopõe à procura de tal santuário por parte de peregrinos. Apenas é para desejarque o Sr Bispo local e os demais Bispos se empenhem para que Nossa Senhora sejaautenticamente cultuada naquela região, observadas sempre as linhas que a fépropõe à piedade; ficam assim excluídas formas de devoção alheias à reta fé

 Como se vê, mais uma vez a Igreja se revela sábia eequilibrada em seu magistério.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *