Institucional

Mensagem do Responsável Local por ocasião na abertura da Escola de Evangelização

ROTULO_FLORIPA

m_1175584_4551144357081_1423352779_nNo dia 15 de agosto, ocorreu a missa de abertura da Escola de Evangelização na missão de Florianópolis, confira a mensagem do responsável local Marcelo Davi a todos os presentes

Reverendíssimo Dom Wilson, caríssimo Padre Ewerton, querida família da Comunidade Católica Shalom!

A Comunidade Shalom nasceu de um ardente desejo de evangelizar. Ofertando sua vida aos pés do Papa João Paulo II em 1980, o nosso fundador Moysés Azevedo comprometeu sua vida para responder ao insistente apelo de Deus que lhe convidava a não descansar enquanto houvesse um só homem ou mulher que não houvesse descoberto o tesouro de inesgotável valor: Jesus Cristo.

Dois anos depois nasce a Comunidade, 31 anos depois estamos nós aqui também ofertando nossas vidas, trazendo no nosso coração a mesma inquietação, o mesmo desejo, desejando viver a mesma oferta.

Sim, somos um povo inquieto, que não se permite acomodar enquanto não trouxer para perto de Deus e da Igreja os filhos que ele tanto ama. “Não quero uma Igreja tranquila, quero uma Igreja missionária” nos disse o Papa Francisco, falando da urgente necessidade da Igreja Evangelizar! “… saiam às ruas. Eu quero que a Igreja vá para as ruas, eu quero que nós nos defendamos de toda acomodação, imobilidade, clericalismo. Se a Igreja não sai às ruas, se converte em uma ONG. A igreja não pode ser uma ONG”.

Caríssimos Irmãos, hoje a nossa missão acolhe de Deus um grande Dom, um grande presente que é o início da Escola de evangelização São Filipe Néri. A abertura desta escola em nossa missão, deseja ser uma reposta a este apelo constante, que ecoa, seja do coração do nosso fundador, seja do coração do nosso Papa, seja do coração da Igreja.

Aqui estão os jovens que atendendo também ao apelo de Deus em seus corações generosamente dizem o seu SIM, o seu FIAT. Todos, como Maria, foram surpreendidos pelo convite divino, todos, mesmo sem saber como se faria, disponibilizaram suas vidas durante estes 07 meses para se ofertarem pela humanidade que “ansiosa, e em suspense, espera a manifestação dos filhos de Deus!” Queridos irmãos da Escola, esta missão os acolhe com muita alegria!

Vocês trazem para nossas vidas a certeza de que vale a pena doar a vida pelos outros! Nossa missão se prepara para este momento há muito tempo! Sejam muito bem vindos! O Homem desta terra os espera!

Mas, não só eles, mas todos nós aqui presentes, somos convidados a renovar o nosso compromisso com a Evangelização deste povo que nos foi confiado. Não estamos aqui para outro fim! Não nos ocupemos de outras coisas! Não sejamos tentados a tomar de volta a vida que livremente entregamos àquele que nos chamou e tem todo o direito sobre ela. “Existimos para mostrar Deus aos homens” Nos lembrava o Papa Emérito Bento XVI e nos confirma insistentemente neste tempo o Papa Francisco que na Praia de Copacabana nos disse: “Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos para todas as pessoas. O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que parecem a nós mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas. Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor”

Não é atual para nós Shalom este apelo? Não é isto que encontramos no DNA do nosso Carisma quando nos diz o nosso fundador: “Conceda-nos sempre o Senhor o dom da Parresia para que, com a intrepidez e a têmpera dos mártires, derramando nosso suor e, se necessário, o nosso sangue, cumpramos da melhor forma e com eficácia e ousadia a nossa missão!” Este será um tempo de grande “efusão” de Evangelização para toda nossa missão e para a vida vocacional de cada um.

Por isso este dia para nós é um marco, um momento inesquecível da nossa história. Agradecemos a todos os benfeitores que até aqui nos ajudaram com sua generosidade e que continuarão e aqueles que a partir daqui vão investir nesta obra de evangelização. Agradecemos a todos os familiares dos nossos missionários que estão aqui presentes. Sabemos que para vocês também, esta é uma grande oferta. Ofertar seus filhos para Deus. Muito obrigado por esta oferta, Deus os recompensará.

Caríssimo Dom Wilson, o Senhor para nós é a imagem do Cristo, é nosso pastor e nosso pai! Quero lhe apresentar estes jovens, que como fruto de sua experiência com Deus doa suas vidas hoje para evangelizar este povo! E não só eles, mas nós, Comunidade Católica Shalom, da missão de Florianópolis renovamos hoje a nossa oferta. Deixamos tudo e hoje esta é a nossa terra, este é o nosso povo, este é o lugar onde queremos consumir nossas vidas! Obrigado por sua paternidade e acolhimento, por nos apoiar e incentivar em nosso trabalho missionário. Agradecemos também ao Padre Ewerton que tem sido para nós um sinal de cuidado, atenção amizade e paternidade.

Dom Wilson, somos testemunhas de seu incansável esforço para anunciar Cristo e pastorear esta Igreja particular. Mesmo em meio as alegrias e desafios saiba: o senhor não está sozinho! Saiba que todos os dias existe um povo, chamado Shalom, que incansavelmente, na sua fraqueza e pobreza, esta se doando para ser alegre instrumento do amor e da misericórdia de Deus ao povo desta terra e todos os que encontramos em nosso empenho missionário , em Florianópolis e em toda arquidiocese!

Humildemente, pedimos sua benção e seu envio para os jovens da Escola de Evangelização e para todos nós da Comunidade. Pela intercessão de São Filipe Néri, o apóstolo da Alegria e de nossa Senhora da Assunção, hoje renovamos nosso compromisso missionário!

Obrigado!

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *