Institucional

Mês das vocações é celebrado em Aracaju

comshalom

Para Deus, pela vocação. 

 

Em Agosto a Igreja celebra o mês das vocações, e a missão Shalom Aracaju promoveu no dia 24 (sábado) a noite “Celebrando as Vocações” seguindo o tema “A todos Deus nos chama á santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um!” declaração dada pelo Papa Francisco na JMJ Rio 2013. E o que vem a ser “vocação” para qual caminho cada um é chamado? Como descobrir a tal vocação? Essas e outras perguntas foram debatidas em um papo descontraído entre representantes de diferentes vocações, vocacionados e membros da obra Shalom.

Em sentido geral, “vocação” é a aptidão natural da pessoa para determinado ofício ou profissão. Num sentido mais específico, na Igreja católica, “vocação” quer dizer chamado, o apelo que Deus faz a cada um de nós para cumprir uma missão no mundo. Não é uma carreira como qualquer outra. Não! É uma história construída cheia de amor. No sentido geral, todos nós já nascemos com uma vocação: somos chamado à santidade.  No entanto, cada um deve procurar alcançar a santidade de um modo específico e no local que Deus escolheu. “Vinde e segue-me e farei pescadores de homens” (Mt 4, 19) essa proposta que Jesus fez nos convida a entrar na sua amizade, a escutar de perto a sua Palavra e viver com Ele. A vocação é um mistério de amor entre Deus que, por amor, nos chama, e que também devemos por amor, lhe responde livremente.

Esse chamado à santidade encontramos referencia nas páginas do Evangelho, que em Jesus chama os seus discípulos para segui-lo e educa-os com amor e solicitude. O sentido particular da nossa escuta a esse chamado é se atentar ao modo como Jesus chamou os seus mais íntimos a anunciar o Reino de Deus (Lc 10, 9).  A iniciativa vocacional vem sempre de Deus, cabe ao homem escutar, descobrir e estar disponível para seguir este chamado, dar seu “sim” seja ele qual for. Basta, vê-se claramente que o primeiro ato de Cristo foi a oração por eles: antes de chama-los, Jesus passou a noite sozinho, em oração, à escuta da vontade de Pai (LC 6, 12). A vocação dos discípulos nasce, precisamente, no dialogo intimo com Jesus.

“Certamente, a coisa mais importante para se trilhar um caminho de discernimento vocacional é a atenção e a escuta a Voz de Deus que se dá, de forma muito especial, na oração. É Deus quem chama aqueles que ele quer. Precisamos ser íntimos d’Ele, ouvirmos sua voz, para assim lermos, segundo o coração de Deus, o que está escrito na nossa história, para interpretarmos os acontecimentos da nossa vida, os sinais que nos indicam a nossa Vocação.”  Explica Danillo Pereira, Consagrado da Comunidade de Aliança Shalom.

As vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada são frutos, primeiramente, de um contato constate com Deus vivo e de uma oração insistente. É um chamado para ser a ponte entre Deus e os homens, a decisão, por amor, de quem quer dedicar a vida para ajudar aos irmãos a salvarem suas almas.

Nesta ótica, no dia 25 de Agosto, a igreja celebra a vocação dos leigos na Igreja Católica. Leigo é toda pessoa batizada que segue Jesus Cristo na Igreja e escolhe unir e testemunhar sua fé no mundo secular: na família, na escola, nas profissões, na política etc. “Desafio, responsabilidade e alegria. São essas as palavras que saltam ao meu coração quando penso no meu chamado a ser sal e luz no mundo, presença viva e transformante do Cristo Ressuscitado em meio às realidades do século presente.” Se alegra o consagrado Danillo.

1001562_573399386034565_392644420_n
Danillo Pereira

Jovem consagrado aos 22 anos Danillo declara que “Perder a vida, consagrando-a a Deus na Igreja, no feliz anúncio do amor de Deus, que através de mim quer chegar às periferias da existência. É viver em meio às realidades que passam experimentando e anunciando Aquele que não passará jamais, único que pode saciar a sede do coração humano”.

A vocação convida a sair da sua vontade fechada para desempenhar uma outra vontade, a de Deus. Viver em fraternidade, onde Deus revela na Palavra que deve ser acolhida na fé silenciosa e ser assimilada como uma longa gestação. Nada que é belo e grande, acontece de um momento para o outro. Há esperas de Deus que às vezes são longas e demoradas.

“Deus chama na vida, o homem responde com a sua vida. É importante também, durante o período de discernimento, nos aproximar mais de pessoas que já vivam aquele chamado que nós intuímos ter. Conversar com pessoas mais experientes na vivencia de um Carisma ou que já tenham discernido sua vocação, é sempre de grande valia. Quando possível, ser acompanhado regularmente por um irmão mais maduro na fé, seja um padre, religioso ou leigo pode ajudar bastante” fica a dica de Danillo.

Por Secretaria de Unidade

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.