Ao propor uma reflexão sobre a liturgia de hoje, durante homilia, padre Jean Fernandes convida a acolher a misericórdia de Jesus como o alimento sólido, que põe de pé de os filhos de Deus. O sacerdote presidiu missa celebrada nesta quarta-feira de manhã, no Retiro de Autoridades 2014, que reúne em Fortaleza mais de 170 membros da Comunidade Católica Shalom em missão em várias partes do mundo.
Padre Jean, que é membro da Comunidade de Vida, citou São Gregório Magno, celebrado neste dia. O santo, que foi papa no século VI, tornou-se conhecido por conta de sua fidelidade à palavra de Deus: “Por seu amor, eu me consagro inteiramente à sua palavra”, afirmou.
“O Senhor nosso Deus quer nos fazer crescer, através da experiência com ele. Se São Gregório foi considerado “magno”, “grande”, é porque na verdade ele foi pequeno. Um pequeno escondido em Jesus. É disso que precisamos”, ensinou o sacerdote.
Quando abordou o texto do Evangelho (Lc 4,38-44), padre Jean afirmou que o caminho que temos para nos tornar humildes, “pequenos”, é o da oração. “Quantas vezes fica muito claro, no Evangelho de Lucas, que o Senhor sai para, na solidão, rezar?”, reforça.
A força da oração conduz à oferta de vida: “O Senhor também nos chama a nos inclinar ao nosso irmão, como fez Jesus com a sogra de Pedro. Jesus nos ensina a nos inclinar aos nossos irmãos, a ir ao encontro e a entrar na casa deles”.
“O alimento sólido que o Senhor nos quer dar é o da sua misericórdia. Através desse alimento, Ele deseja nos fazer ‘magnos’ como São Gregório”, afirma.
E finalizou, mencionando as palavras de Bento XVI à Comunidade Shalom, em 2012, quando foram aprovados definitivamente os Estatutos. “Deus é fiel e age no meio de nós com poder para sermos alegres instrumentos de Sua misericórdia”, disse.
Clique aqui e confira galeria de imagens do Retiro desta quarta-feira.
Emanuele Sales e Franco Galdino