Institucional

Pioneirismo na experiência de formar turma de líderes

comshalom
Foto: Luiz Eduardo Andrade
Foto: Luiz Eduardo Andrade

Em 2008 Natal foi pioneira na experiência de formar líderes, através da Turma de líderes.  A partir do “Doe suas férias para Jesus” se formavam as turmas de líderes e como a experiência frutificou, a missão de Natal, juntamente com a Assistência Apostólica elaborou o manual.

A missionária da Comunidade de Aliança Enne Karol explica que este manual traz formações vivenciadas.  Toda formação tem uma continuidade na semana, em três etapas, formação,  atividade de leitura e atividade prática. ” Para elaborá-lo foram ouvidas pessoas mais antigas e mais jovens na comunidade que contaram sua história de como foram discipulados, e a partir desta troca de experiências, nasceu o manual” conta.

No manual a formação é muito dinâmica, vai mais do testemunho de quem está aplicando do que do conteúdo em si da formação.  As formação são mais vivenciadas, por exemplo, se ela aborda a evangelização, as ovelhas irão rezar com a carta a comunidade que fala sobre evangelização e vão fazer uma ação de evangelização.

Outro ponto importante é que  a pessoa que seja discernida para a coordenação, seja uma pessoa de muita expressão, de grande responsabilidade na comunidade.  “Parece até loucura, mas a pessoa é a formadora da comunidade vida e tem tempo?  E ela vai coordenar aquela turma de líderes?  justamente deve ser esta pessoa, porque a expressão dela, a vivência dela, vai fazer mais diferença na vida dos meninos do que se ela tivesse tempo de ficar aplicando formação de forma tradicional” explica Enne.

Esta experiência tem proporcionado a formação de lideranças para a Obra e não tem o intuito de formar gente para entrar na Comunidade.  Enne lembra o quanto de nós sofremos no passado porque chegava alguém no ministério que não sabia nem qual é o plano evangelizador e a partir desta iniciativa, isto não mais ocorre.

Por Luiz Eduardo Andrade


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *