Shalom

Moysés Azevedo fala sobre as primeiras promessas e a graça da renovação na Vocação Shalom

Na Revista Escuta de 2022, que tem como tema “Oferta Total”, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, falou sobre esse movimento de graça na vida de cada um dos eleitos de Deus. 

comshalom

Na Vocação Shalom, o Tempo Pascal é marcado pelas missas de compromissos. Nessas celebrações, que acontecem, geralmente, logo após a Páscoa do Senhor, os membros da Comunidade Católica Shalom fazem, diante de Deus e da Igreja, suas primeiras promessas ou renovam aquelas que já foram feitas diante do altar, tendo em vista o tempo propício para fazê-las de forma definitiva.

É também no Tempo Pascal que alguns membros em formação assumem um novo tempo em suas vidas por meio do ingresso no Discipulado e Postulantado da Comunidade de Aliança e da Comunidade de Vida. Na Revista Escuta de 2022, que tem como tema “Oferta Total”, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, falou sobre esse movimento de graça na vida de cada um dos eleitos de Deus. 

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

As promessas na Vocação Shalom

Segundo Moysés Azevedo, no sacramento do Batismo, todo filho de Deus recebe o Espírito Santo e a Sua unção. No sacramento da Crisma, acontece a renovação dessa graça de forma pessoal e missionária. Em relação às primeiras promessas e a renovação dessas promessas na Vocação Shalom, o fundador destaca que esse gesto, inspirado pelo Espírito Santo, é via de renovação da graça do Batismo e é também uma oferta total de vida feita a Deus por aquele se consagra ou que renova sua consagração. “Sobre essa oferta total, vem o fogo do céu, a unção do Espírito Santo”, explica.

“Quando fazemos nossas promessas e nelas renovamos nossa consagração batismal, o Espírito nos é dado para nos capacitar a viver tudo o que Deus nos chamou a viver. E, a cada dia, nossa consagração deve-se renovar, como o sol vem sempre após a noite, como o dia se abre sempre. Então, sustentados pelo Espírito, temos a força de dar sempre o nosso sim, continuamente. Assim, como o Espírito sustentou Nossa Senhora, também o Espírito deseja sustentar o nosso sim de cada dia, no dia que se chama hoje, quando mais precisamos dEle” (Revista Escuta 2022, p. 56).

Em outro trecho da Revista Escuta, em que Moysés comenta ação do Espírito na Virgem Maria, é possível perceber que aqueles que desejam viver uma vocação precisam estar sempre abertos às novidades do Espírito Santo. “Os planos de Deus sempre mexem profundamente conosco e nos tiram da nossa ‘zona de conforto’ para nos colocar na ‘zona de consolo’, porque nem sempre o conforto é consolo”, comentou o missionário. Ainda na Revista Escuta, Moysés deixa um aviso importante: 

“Só temos como nos dar, como nos ofertar inteiramente a Deus, se estivermos sustentados pelo Espírito, inflamados pelo Espírito, enamorados pelo Espírito, queimados pelo Espírito, inflamados do amor esponsal. Só assim a nossa vontade se dobra facilmente à vontade de Deus. A nossa vontade, que é endurecida e rígida como o ferro, cede e se dobra sob o influxo da chama viva do Espírito de Deus” (Revista Escuta 2022, p. 65).

Leia também | Você sabe o que é a vida consagrada e qual é a sua importância para a humanidade?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.