Notícias

Moysés Azevedo fala sobre a fundação da Comunidade Shalom no Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste

No momento do ofertório de uma celebração eucarística presidida pelo Papa João Paulo II, um jovem ofertou a própria vida em favor dos jovens, da Igreja e de toda humanidade. Este gesto gerou a Comunidade Shalom.

comshalom

Um dos convidados para estar no Congresso Eucarístico Internacional (NEK 2020) é Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom. A sua intervenção será nesta quarta-feira (o8), após a catequese com o Cardeal Charles Moung Bo, Arcebispo de Yangon (Myanmar).

Leia também: Moysés é presença confirmada no NEK2020 na Hungria

A partilha de Moysés no NEK2020 se dará em forma de testemunho. O momento de aproximadamente 30 minutos será para ele falar sobre a história da Comunidade Católica Shalom (CCSh), que nasceu no X Congresso Eucarístico Nacional em 1980, em Fortaleza. 

A experiência de 1980

O testemunho será sobre a oferta de vida do jovem, que entregou uma carta ao Papa João Paulo II, comprometendo toda a sua vida em vista da evangelização dos que desconhecem a Deus, de forma especial os jovens. Este momento marcante aconteceu durante o ofertório da Celebração Eucarística do dia 09 de Julho de 1980, no X Congresso Eucarístico Nacional, em Fortaleza (CE).

Este jovem escolhido pelo Arcebispo de Fortaleza na época, Dom Aloísio Lorscheider, é nosso fundador, Moysés Azevedo. Exatamente 2 anos depois, no dia 09 de Julho de 1982, Moysés, juntamente com outros jovens, inaugura uma lanchonete para evangelizar, que posteriormente deu origem à Comunidade Shalom. Padre Franco Galdino, missionário do Shalom, que acompanha Moysés no evento, conta que o seu testemunho será dividido em quatro tópicos:

“Ele começará pela Eucaristia, do Congresso Eucarístico; depois da ideia da lanchonete para evangelizar; em seguida, a resposta que a Comunidade tem dado neste tempo de pandemia e por fim, todo o desenvolvimento e crescimento da Comunidade de várias formas.”

Moysés no momento do ofertório com o Papa João Paulo II:

Programação oficial do dia

5h45- Laudes com o Cardeal Stanislaw Gadecki, Arcebispo de Poznan (Polônia)
6h30 – Catequese ministrada pelo Cardeal Charles Maung Bo, Arcebispo de Yangon (Myanmar)
7h30 –  Testemunho de Moysés Azevedo, Fundador da Comunidade Católica Shalom (em italiano)
10h – Santa Missa presidida por  Dom José Manuel Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda (Portugal)

Link de onde será transmitido o testemunho: 

Missão Shalom em Budapeste

Anderson da Silva, responsável pela Missão Shalom em Budapeste, diz que é uma grande alegria receber o 52° Congresso Eucarístico Internacional. A Missão se preparou por um bom tempo, incluindo momentos de oração e intercessão. No NEK 2020, os missionários estão a serviço da Igreja de Budapeste e ajudam nos trabalhos de evangelização e estrutura da programação oficial. 

Moysés na lanchonete HungaRio em Budapeste

Segundo Anderson, já é possível notar uma abertura de adorações e gestos eucarísticos. “Quando Moysés ofertou sua vida em 1980, aos pés do Papa João Paulo II, foi dentro de um Congresso Eucarístico, e para nós, é uma grande oportunidade de poder voltar na história deste mesmo gesto, agora aos pés do Papa Francisco, e poder renovar nossa oferta de vida, como Carisma, como Igreja, aos pés de Pedro.” 

O grupo segue a todo vapor presente em diversas atividades, felizes em poder propagar pela cidade o Carisma Shalom, e acolher o Moysés, e de forma especial o Santo Padre, em Budapeste.

Veja também: Comunidade Católica Shalom participa do NEK2020

Serviço

52° Congresso Eucarístico Internacional – Testemunho de Moysés Azevedo

Quando: 8 de setembro de 2021

Horário: 10h30 (horário de Budapeste, GMT +2)

Site oficial: Congresso Eucarístico Internacional

Instagram@comshalom

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das notícias.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Tenho aquela sensação de que conheci a Shalom tarde demais, é como dizia Agostinho de Hipona ao Senhor: “tarde te amei beleza antiga e tão nova”, mas ao mesmo tempo tenho a esperança que moveu Agostinho a seguir em conhece-lo. Amo cada vez mais essa comunidade e agradeço a Deus por conhece-la porque a Shalom como diz a Oração de São Francisco foi um “instrumento de Vossa Paz”, de vossa Shalom. Graça e Paz!